Bem vindo (a), se pretende aceder à totalidade dos assuntos apresentados neste fórum, deverá proceder ao simples registo de utilizador. Se já é nosso membro, basta efectuar o seu Login.

O registo e usufruto deste fórum é livre e inteiramente gratuito, porém, não deixe de consultar as regras de participação. Junte-se a nós!

Obrigado


Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo (a), se pretende aceder à totalidade dos assuntos apresentados neste fórum, deverá proceder ao simples registo de utilizador. Se já é nosso membro, basta efectuar o seu Login.

O registo e usufruto deste fórum é livre e inteiramente gratuito, porém, não deixe de consultar as regras de participação. Junte-se a nós!

Obrigado
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Foto estranhã tirada numa casa no Fundão
Alma é um fluxo energético...será? EmptySex Nov 07, 2014 8:37 pm por Mephisto

» Imagens de Sacrificios e Rituais.
Alma é um fluxo energético...será? EmptySex Ago 15, 2014 1:59 am por J13K$#N

» Os Protocolos dos Sábios de Sião
Alma é um fluxo energético...será? EmptySex Ago 15, 2014 1:32 am por J13K$#N

» A Cura Física e a Cura Espiritual
Alma é um fluxo energético...será? EmptySex Ago 15, 2014 12:29 am por J13K$#N

» Constantine - filme
Alma é um fluxo energético...será? EmptyTer Ago 05, 2014 8:15 pm por J13K$#N

» Clube da Luta (filme)
Alma é um fluxo energético...será? EmptyTer Ago 05, 2014 7:58 pm por J13K$#N

» EXU NA UMBANDA
Alma é um fluxo energético...será? EmptyTer Ago 05, 2014 12:01 am por J13K$#N

» Lúcifer - O Pai Da Mentira.
Alma é um fluxo energético...será? EmptyDom Jul 27, 2014 2:01 am por J13K$#N

» The Matrix Revolutions - filme
Alma é um fluxo energético...será? EmptySex Jul 25, 2014 12:23 am por J13K$#N

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Visitas

Alma é um fluxo energético...será?

Ir para baixo

Alma é um fluxo energético...será? Empty Alma é um fluxo energético...será?

Mensagem por anokidas Qui Out 17, 2013 1:18 am

Costuma-se acreditar que alma é um fluxo energético que está presente em todos os corpos vivos. Esta energia de natureza desconhecida serve para dar consciência, isto é, a noção do Ego ao corpo biológico segundo diversos teólogos. Apesar da inexistência de nenhuma base lógica que suporta esta teoria, acredita-se que alma é independente do corpo, gerando assim uma opinião generalizada sobre a existência da “vida” após a morte. Muitos cépticos acreditam que não existe nada para além do corpo e alma é um conceito simbólico para definir o nosso consciente. Não é bem assim, vou tentar fazer um ensaio lógico para comprovar que alma é algo real.

Se pegarmos num ser vivo e cortarmos o seu corpo aos bocados distribuindo todas as suas partes pelas diversas partes do mundo, mas deixando intacto apenas o cérebro vivo (sustentado artificialmente), a consciência do objecto da experiência não será difundida, ou seja, continuará num único sítio – o local onde o seu cérebro estará. Isto leva-nos a pensar que Ego de um organismo está contido no seu cérebro. Entretanto se repetirmos o mesmo processo com o cérebro (recortar as zonas não-vitais do mesmo), difundido as partes para diversos sítios, o consciente (sem sentidos e outras componentes cujo as partes recortadas foram responsáveis) estaria na parte do cérebro que continua viva e intacta. Este processo leva-nos à localização “exacta” do consciente no nosso cérebro (Glândula pineal, segundo a teoria proposta pelo René Descartes no século XVII). Só que na verdade isto não daria à localização exacta onde fica a alma mas sim à parte do cérebro que continua em actividade.

O cérebro é composto por quatro hemisférios e 52 regiões que são responsáveis pelas derivadas actividades. Cada destas áreas é composta por neurónios e estes são responsáveis pela transmissão e processamento de energia. A energia a qual estou a referir-me não é nada mais que uma energia eléctrica que dá “vida” ao nosso cérebro. A electricidade é variável entre -70mV e +30mV dando no total uma variação de 100mV. A actividade cerebral é medida em frequências (hZ) que variam com a actividade cerebral. Basicamente a interacção entre a electricidade com os neurónios é o que causa a actividade cerebral dando a existência das sensações que experimentamos inclusive a noção da consciência.

Na década dos anos 60 com o surgimento da segunda Vanguarda artística apareceu uma arte denominada “Happening” que resultava da interacção de elementos independentes de forma a gerar emoção no observador.

Ex. Colocava-se um obstáculo no meio da estrada e a sua posição incomodável gerava emoções negativas nos condutores.

Voltando ao consciente e à questão do cérebro, cheguei à conclusão de que alma não é nada mais de que um fenómeno que resulta da interacção entre a energia eléctrica e os neurónios devidamente organizados. É um fenómeno semelhante à arte vanguardista “Happening”. Isto deu-me uma certa conclusão de que a alma existe, mas é não é independente do corpo. Outra conclusão a que cheguei é que a morte de um organismo acaba com a actividade no corpo, pois com o fim de actividade, o corpo não gere mais energia e a interacção de electricidade gerada pelo organismo com o cérebro acaba-se, acaba-se também o tal “happening” e se isto acontecer, a “alma” desaparece juntamente com a vida no corpo.

Para retratar melhor esta conclusão, irei recorrer à cibercultura. Imaginemos que o corpo é Hardware, energia é Código-fonte e a alma é um Software. O software não passa de uma interacção entre código-fonte e hardware, pois quando esta interacção acaba, o software deixa de se manifestar.

É engraçado como na Bíblia fala-se disso e ninguém se apercebe: "Então, formou o Deus ao homem do pó da terra* e lhe soprou nas narinas o fôlego* de vida, e o homem passou a ser alma vivente"

*Organismo organizado    *energia eléctrica

Segundo este ensaio, não haverá mais nada para além disso pois o nosso consciente só existe enquanto existe a tal interacção electro cerebral. Este ensaio é feito com raciocínio a priori na base de informações que se conhece hoje, portanto não vamos "fechar o parágrafo" neste tema pois posso e gostaria de estar errada porque é muito mais confortável pensar que alma é energia cósmica e que é independente do corpo.Rolling Eyes

Adorava debater este assunto pois será mesmo que a alma pode sobreviver sem o corpo?

Fonte Arcadiy Kulchinskiy


Última edição por anokidas em Qui Out 17, 2013 1:25 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adorava debater este assunto pois será mesmo que a alma pode sobreviver sem o corpo?)
anokidas
anokidas
Membros Convidados
Membros Convidados

Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/02/2013
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos