Bem vindo (a), se pretende aceder à totalidade dos assuntos apresentados neste fórum, deverá proceder ao simples registo de utilizador. Se já é nosso membro, basta efectuar o seu Login.

O registo e usufruto deste fórum é livre e inteiramente gratuito, porém, não deixe de consultar as regras de participação. Junte-se a nós!

Obrigado
Últimos assuntos
» Foto estranhã tirada numa casa no Fundão
Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é EmptySex Nov 07, 2014 8:37 pm por Mephisto

» Imagens de Sacrificios e Rituais.
Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é EmptySex Ago 15, 2014 1:59 am por J13K$#N

» Os Protocolos dos Sábios de Sião
Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é EmptySex Ago 15, 2014 1:32 am por J13K$#N

» A Cura Física e a Cura Espiritual
Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é EmptySex Ago 15, 2014 12:29 am por J13K$#N

» Constantine - filme
Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é EmptyTer Ago 05, 2014 8:15 pm por J13K$#N

» Clube da Luta (filme)
Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é EmptyTer Ago 05, 2014 7:58 pm por J13K$#N

» EXU NA UMBANDA
Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é EmptyTer Ago 05, 2014 12:01 am por J13K$#N

» Lúcifer - O Pai Da Mentira.
Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é EmptyDom Jul 27, 2014 2:01 am por J13K$#N

» The Matrix Revolutions - filme
Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é EmptySex Jul 25, 2014 12:23 am por J13K$#N

Os membros mais ativos do mês

Visitas

Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é

Ir em baixo

Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é Empty Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é

Mensagem por ricardocosta28 em Qua Fev 20, 2013 12:06 pm

"Tabuleiro Ouija

O Tabuleiro Ouija ou Tábua Ouija é qualquer superfície plana com letras, números ou outros símbolos em que se coloca um indicador móvel, utilizada supostamente para comunicação com espíritos. Os participantes colocam os dedos sobre o indicador que então se move pelo tabuleiro para responder perguntas e enviar mensagens. Na verdade, há um jogo de tabuleiro registrado no Departamento de Comércio estadounidense com o nome de Ouija, mas a designação passou a servir a qualquer tabuleiro que se utiliza da mesma idéia.
Em Portugal , há uma variante conhecida como a brincadeira do copo ou o jogo do copo, em que um copo faz as vezes do indicador para as respostas. Existem também apoios para a utilização de lápis durante as sessões.
Origem
O princípio que baseia o tabuleiro Ouija ficou conhecido depois de 1848, ano em que duas irmãs estadounidenses, Kate e Margaret Fox, supostamente contactaram um vendedor que havia morrido anos antes e espalharam uma febre espiritualista pelos Estados Unidos e Europa. Há também indícios de que o princípio teria sido aperfeiçoado por um espiritualista por volta de 1853, chamado M. Planchette, que teria inventado o indicador de madeira que é utilizado até hoje.
Explicação científica
Cientistas e cépticos em geral atribuem o funcionamento do tabuleiro Ouija ao efeito ideomotor. Segundo eles, as pessoas participantes da sessão involuntariamente exercem uma força imperceptível sobre o indicador utilizado, e a conjunção da força exercida por várias pessoas faz o objeto se mover. O físico inglês Michael Faraday realizou experimentos que provaram que movimentos inexplicáveis (nesse caso, das mesas girantes) atribuídos a fontes ocultas eram na verdade realizados pelos participantes dos experimentos.
O mágico ilusionista e cético americano James Randi cita em seu livro An Encyclopedia of Claims, Frauds, and Hoaxes of the Occult and Supernatural que, quando vendados, os participantes do tabuleiro Ouija não conseguem produzir mensagens inteligíveis.
Explicação espiritualista
Espiritualistas que acreditam que é possível fazer contato real com o mundo dos mortos argumentam que vendar os olhos dos participantes da mesa prejudica suas supostas capacidades mediúnicas. A idéia que fundamenta o argumento é que o espírito utilizaria os sentidos do participante durante as sessões. A maioria dos adeptos dessa teoria acredita que o tabuleiro não tem poder em si mesmo, servindo apenas como ferramenta para o médium se comunicar com o mundo dos espíritos.
Críticas
Além das tradicionais críticas dos cépticos, o tabuleiro Ouija também é criticado entre os espiritualistas. O famoso Edgar Cayce declarou-os perigosos[. Críticos avisam que maus espíritos poderiam enganar os participantes e possuí-los espiritualmente.
No meio especializado, há diversos avisos contra o uso do tabuleiro por pessoas desavisadas. Há também notícias de tablóides relatando casos de suposta possessão demoníaca em decorrência de sessões envolvendo espíritos malignos.
A Igreja Católica é crítica com o tabuleiro e a brincadeira do copo, assim como as experiências de seus fiéis no Espiritismo em geral. A recomendação dos padres é que os fiéis se mantenham distantes de participações nesse tipo de evento . Da mesma forma, Igrejas Pentecostais costumam acusar as práticas espíritas como "brincadeiras com demônios"
O jogo “pode ter graves consequências”, alerta a Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP), com sede nas Caldas da Rainha, que tem recebido no seu sítio na Internet inúmeras mensagens sobre a experiência.
José Lucas, da ADEP, esclarece que não se trata de uma sessão espírita, mas de um “meio de comunicação com o mundo espiritual, onde é usado um copo como “guia” e um conjunto de letras e algarismos. O mal está no seu uso por pessoas impreparadas e apenas para satisfação de curiosidades”, podendo tornar-se perigoso, pois “a pessoa corre perigo de obsessão espiritual. Sendo uma prática sem objectivos nobres são os espíritos inferiores e por vezes obstinados no mal que se apresentam, pois os espíritos bons e nobres não perdem tempo com futilidades”.
José Lucas disse conhecer “variadíssimos casos de obsessão espiritual de pessoas que brincaram com o assunto sem terem preparação e demoraram muito tempo a libertar-se”. Há também relatos de jovens com problemas psiquiátricos. Em Inglaterra, o jogo inspirou um filme de terror intitulado ‘O jogo dos espíritos’ e no Brasil deu origem à publicação do livro ‘Copos que andam’. A curiosidade começou nas escolas, tornou-se ‘moda’ e muitos são os que se questionam se serão os “copos que andam” apenas uma “ingénua” brincadeira.
EXPERIÊNCIAS MAL SUCEDIDAS
Em Portugal, à semelhança do que acontece noutros países, existem centenas de relatos de experiências mal sucedidas com o ‘Jogo do copo’ e descrições de jovens com problemas psiquiátricos devido a este desafio chegaram também à Associação Cultural Espírita (ACE), com sede nas Caldas da Rainha.
Ana Oliveira, presidente da ACE, reconheceu que “muitas vezes os espíritos que se manifestam são brincalhões e provocam problemas aos jovens”. “O objectivo dos jovens é terem certeza de que há comunicabilidade com os espíritos, acham engraçado o copo mexer-se, ir direito às letras e formar frases, só que às vezes fazem perguntas sobre as famílias e ficam transtornados com as respostas. Por exemplo, recebem respostas de que um amigo vai morrer e às vezes as coisas acontecem e eles ficam com medo e em pânico”, explicou a responsável da ACE, adiantando: “No espiritismo nós nunca fazemos perguntas aos espíritos”.
“O que parecia ser um simples e inofensivo jogo já teve consequências graves, com os jovens perturbados a terem de recorrer a psiquiatras”, adiantou a presidente da Associação Cultural Espírita."

Fonte: wikipedia


Última edição por ricardocosta28 em Qua Fev 20, 2013 2:54 pm, editado 1 vez(es)
ricardocosta28
ricardocosta28
Membros Convidados
Membros Convidados

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 32
Localização : Espinho

http://www.bazar-mistico.webnode.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é Empty Re: Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é

Mensagem por Chacalnegro em Qua Fev 20, 2013 1:05 pm

Ricardo, se não te importas, coloca no fim do texto a fonte de onde retiraste esta informação. Se estás a transcrever o texto, peço-te ainda que o coloques entre aspas.
Chacalnegro
Chacalnegro
Gestão do Fórum
Gestão do Fórum

Mensagens : 185
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é Empty Re: Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é

Mensagem por ricardocosta28 em Qua Fev 20, 2013 2:56 pm

Peço desculpa já esta editado.
É um post bastante antigo que fiz a uns meses peço desculpa
ricardocosta28
ricardocosta28
Membros Convidados
Membros Convidados

Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 32
Localização : Espinho

http://www.bazar-mistico.webnode.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é Empty Re: Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é

Mensagem por Chacalnegro em Qua Fev 20, 2013 3:07 pm

ricardocosta28 escreveu:Peço desculpa já esta editado.
É um post bastante antigo que fiz a uns meses peço desculpa

Na boa Wink
Chacalnegro
Chacalnegro
Gestão do Fórum
Gestão do Fórum

Mensagens : 185
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é Empty Re: Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é

Mensagem por Ceinwyn em Sex Mar 01, 2013 5:11 pm

Ricardo

Aproveitando o teu post, resolvi contar aqui uma experiencia que tive na minha adolescencia com um tabuleiro de ouija.

Até hoje é um assunto que evito falar...pois na época colocou em causa muitas das minhas certezas. Desde então fiz uma especie de «tabua rasa» dos acontecimentos, como se nada tivesse experienciado ou conhecido.

Passo a contar o sucedido. Uma das minhas melhores amigas na altura era «viciada» em assuntos do paranormal, coisa que eu pessoalmente encarava como uma «falta de jogadores na equipa principal» ou seja para mim ela «não jogava com a equipa toda» Very Happy, mas eramos amigas, logo eu defendia a «equipa» com todo o carinho.

Por altura, do seu 16 aniversário, uma amiga que viajava bastante comprou como presente de aniversário, uma tabua ouija, com o objectivo de lhe permitir contacto com os «amigos» dela Shocked. Escusado será dizer que ela adorou o presente. No dia da celebração do seu aniversário, já durante a noite e na casa da mesma, resolveu estrear o seu tabuleiro com as amigas mais chegadas(eu incluída).

Uma vez que a mãe dela se ausentara para efectuar um turno longo, pois pertencia á nobreza dos tecnicos de saude, tinhamos a casa por nossa conta. Começamos por nos sentar numa mesa a fazer o que voces já sabem, por entre «conversas» com familiares falecidos e idolos desencarnados, a dado momento essa amiga reforçando a falha que referi acima, resolve gritar que chamava aquela mesa, um anjo muito famoso, que outrora fora expulso de «casa» pelo seu Pai e desde então se encontra na «oposição» Evil or Very Mad.

Assim que o fez e talvez por mera coincidencia, deu-se um estrondo ensurdecedor numa area da casa, ficamos assim:affraid:, mas em silencio. Após uns breves momentos uma das cadeiras que se encontrava vazia caiu para trás com toda a força. Na altura achei que a brincadeira estava a passar dos limites e pedi que parassem, para mim uma delas tinha pontapeado a cadeira por baixo da mesa...

Volta a dar-se um novo estrondo na casa como se batessem na parede com muita força, saímos a correr de casa e fugimos para a rua. Não voltamos mais á casa nesse dia, nem voltamos a tocar no tabuleiro. Ela conta que regressou a casa com a mãe e que a casa tava toda virada do avesso como se tivesse sido assaltada. A mãe, cientifica e ceptica convicta, deitou fora o tabuleiro e mandou-nos ter juízo.Embarassed

Com o passar dos tempos e talvez por mera coincidencia, a vida daquela familia foi-se desmoronando, o irmão dessa amiga, na altura um nerd reservado e introvertido, aluno brilhante, começou a fechar-se em casa, dedicado a um culto satanico Shocked, demonstrava atitudes bizarras que não lhe conhecia, ao ponto de nos perseguir pela casa com olhares estranhos e «bocas» despropositadas...veio mais tarde a envolver-se no consumo de estupefacientes e acabou por pôr termo a sua vida naquela casa...

A mãe adoeceu gravemente e após uma grande luta acabou por perder a batalha contra um cancro. Acompanhei-a no final, pois era alguém com quem adorava conversar. Ela chegou a dizer-me que muitas vezes, apesar de descrente, perguntava-se se aquilo que aconteceu naquele dia não teria causado todas estas tragédias. Lembro-me de responder que não, que era mera coincidencia...mas na verdade até hoje eu faço a mesma pergunta:suspect:.

Desculpem o relato longo e massudo, sempre evitei este relato, até porque não tenho certezas de nada...mas aqui em casa tabuleiros só para digestivos e café Wink.
Ceinwyn
Ceinwyn
Membros Convidados
Membros Convidados

Mensagens : 178
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 46
Localização : Barreiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é Empty Re: Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é

Mensagem por Mephisto em Sex Mar 01, 2013 11:17 pm

Pois é Ceinwin, quando se brinca com o fogo sujeita-mo-nos às queimaduras. Não leves a mal esta frase parva mas não há outra forma de dizê-lo. O que me deixa surpreendido neste tipo de invocação é que o fenómeno, invariavelmente, manifesta-se com uma violência brutal. O estrondo e os objectos a cair, ou literalmente a voar, são comuns a todos os relatos de más experiências que ocorrem durante essas sessões. No que a manifestações físicas da pessoa diz respeito, ainda podemos considerar o descontrolo emocional por força de uma sobrecarga de stress psicológico, onde o ruído de um rato poderá ser ampliado ao mais medonho arrastar diabólico mas, de facto, o que dizer das evidências exteriores? Na minha rua também houve uma rapariga que se suicidou pouco tempo depois de uma brincadeira dessas, com 17 anos. Tenho conhecimento de um episódio ocorrido na casa de uns irmãos meus amigos em que o mais velho, em conjunto com algumas pessoas daqui, o fizeram também, resultando num abrir e fechar de estores com tamanha violência que um deles entrou em estado de choque tendo sido levado para o hospital. Ainda hoje é incapaz de tocar no assunto.

O que é deveras assombroso, é a quantidade de relatos que são do conhecimento geral que, mesmo assim, não são suficientemente levados a sério, ao ponto de desencorajar a prática desse simples e directo sistema de invocação.


__________________________________________________
"Thy name is nowhere
Thy name is never"
Mephisto
Mephisto
Administração
Administração

Mensagens : 401
Data de inscrição : 14/02/2013
Localização : Portugal

http://www.psiqueparanormal.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é Empty Re: Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é

Mensagem por Ceinwyn em Sab Mar 02, 2013 10:31 am

Pois é Mephisto, as pessoas partem sempre do velho lema «isso só acontece aos outros», para mim desde aquele dia aquela tábua supostamente inofensiva, é algo a que tenho um profundo respeito. Não quero sequer qualquer contacto com aquele tipo de situações, não brinco com assuntos para os quais não estou minimamente preparada. E até considero que a venda destes materiais deveria ser condicionada...para se evitarem certas situações!Wink
Ceinwyn
Ceinwyn
Membros Convidados
Membros Convidados

Mensagens : 178
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 46
Localização : Barreiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é Empty Re: Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é

Mensagem por Chacalnegro em Sab Mar 02, 2013 3:54 pm

Pois, Ceinwyn, mas as pessoas que se interessam pelo oculto, sejam jovens inconscientes ou não, têm informação suficiente para saber que não devem brincar com determinados temas. É o mesmo que o uso do preservativo, após décadas de informação e de saber quais os potenciais resultados de não o usar, continuam a arriscar. A isto chama-se livre arbítrio, todos têm hipótese de errar, mas já sabem as consequências.

Por outro lado, não se pode proibir a venda de tabuleiros porque é impossível regulamentar o paranormal, a não ser que quem os vende não declare os rendimentos às finanças Twisted Evil .

E agora sendo bastante mauzinho, se eu tivesse quem mos comprasse, desatava a fazê-los em série para vender Very Happy Twisted Evil
Chacalnegro
Chacalnegro
Gestão do Fórum
Gestão do Fórum

Mensagens : 185
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é Empty Re: Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é

Mensagem por Ceinwyn em Sab Mar 02, 2013 4:31 pm

Chacalnegro escreveu:Pois, Ceinwyn, mas as pessoas que se interessam pelo oculto, sejam jovens inconscientes ou não, têm informação suficiente para saber que não devem brincar com determinados temas. É o mesmo que o uso do preservativo, após décadas de informação e de saber quais os potenciais resultados de não o usar, continuam a arriscar. A isto chama-se livre arbítrio, todos têm hipótese de errar, mas já sabem as consequências.

Por outro lado, não se pode proibir a venda de tabuleiros porque é impossível regulamentar o paranormal, a não ser que quem os vende não declare os rendimentos às finanças Twisted Evil .

E agora sendo bastante mauzinho, se eu tivesse quem mos comprasse, desatava a fazê-los em série para vender Very Happy Twisted Evil

Tens toda a razão chacal...vale sempre o principio do «só acontece aos outros» e do fruto proibido Rolling Eyes

Quanto á venda referia-me a limitarem a venda por idade, por exemplo maiores de 18 ou 21. Não que isso mudasse as consequencias, mas evitava certas «parvoices» de «adolescentes inconscientes». Wink

Já a vende-los....bom...por estas bandas não tinhas clientela Very Happy
Ceinwyn
Ceinwyn
Membros Convidados
Membros Convidados

Mensagens : 178
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 46
Localização : Barreiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é Empty Re: Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é

Mensagem por Chacalnegro em Sab Mar 02, 2013 6:02 pm

Sim, não me expliquei bem... De qualquer modo, em que fundamentação legal é que alguém se poderia apoiar para recusar a venda de um tabuleiro de ouija a alguém com menos de 18 anos? Se eu tivesse menos de 18, quisesse um tabuleiro e o vendeor mo negasse com base na idade, havia sempre a hipótese de chamar a Asae. Havendo vazio legal, quem sofria as consequências seria o vendedor porque, para todos o efeitos, trata-se de um objecto lúdico affraid . É um pouco como a recusa de utilizar multibanco por quantias inferiores a 5 euros. Pouca gente sabe que havendo multibanco, o estabelecimento é obrigado a aceitar cartões independentemente do montante. Caso contrário, arrisca-se a ser multado. Geralmente optam por: "multibanco avariado". À semelhança disto, alguém que tivesse disponível tabuleiros de ouija para venda poderia sempre alegar que "não há". Mas isso depende da sua honestidade.

Porém, em rigor, todos sabemos que este tipo de práticas não é salutar sob que aspecto se revista, haja experiência ou não, seja praticado por um ancião ou não.
Portanto, se me permitem opinião, o melhor é não ter e muito menos usar.
Chacalnegro
Chacalnegro
Gestão do Fórum
Gestão do Fórum

Mensagens : 185
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 42

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é Empty Re: Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é

Mensagem por Nix em Sex Jun 28, 2013 2:13 pm

Gostei muito do teu relato ceinwyn, apesar do acontecimento trágico que ocorreu nele .

Pois bem , tenho a dizer que enquanto adolescentes , somos rebeldes e queremos experimentar tudo que seja perigoso e assim aconteceu.

O que fez a tua amiga, muitas pessoas o fazem hoje, por mais avisos que sejam dados , não dá para parar.
Eu mesma , fiz o jogo quando tinha 15 anos ou 16, mas não aconteceu nada. Ainda hoje sinto curiosidade nesse jogo, e no entanto sei as consequências que podem surgir.

Nix
Nix
Zelator
Zelator

Mensagens : 3
Data de inscrição : 27/06/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é Empty Re: Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é

Mensagem por Ceinwyn em Sab Jun 29, 2013 11:26 pm

Olá Nix,

Antes de mais obrigada! Ainda bem que no teu caso não aconteceu nada Wink , sinceramente acho que em grande parte dos casos não tem grandes consequencias...naquele dia, acho que a diferença esteve no «ser» que ela resolveu chamar...ela subiu a «parada» para um nivel com o qual não estava preparada para lidar...mas existe sempre a hipotese de ter sido mera e absurda coincidencia...nunca saberei e sinceramente prefiro não saber! Embarassed 
Ceinwyn
Ceinwyn
Membros Convidados
Membros Convidados

Mensagens : 178
Data de inscrição : 19/02/2013
Idade : 46
Localização : Barreiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é Empty Re: Tabuleiro de Ouija /Jogo do Copo Parece inonfesivo mas nao o é

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum