Bem vindo (a), se pretende aceder à totalidade dos assuntos apresentados neste fórum, deverá proceder ao simples registo de utilizador. Se já é nosso membro, basta efectuar o seu Login.

O registo e usufruto deste fórum é livre e inteiramente gratuito, porém, não deixe de consultar as regras de participação. Junte-se a nós!

Obrigado


Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo (a), se pretende aceder à totalidade dos assuntos apresentados neste fórum, deverá proceder ao simples registo de utilizador. Se já é nosso membro, basta efectuar o seu Login.

O registo e usufruto deste fórum é livre e inteiramente gratuito, porém, não deixe de consultar as regras de participação. Junte-se a nós!

Obrigado
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Foto estranhã tirada numa casa no Fundão
Vera Cruz de Marmelar (Portel) - O epicentro dos exorcismos em Portugal EmptySex Nov 07, 2014 8:37 pm por Mephisto

» Imagens de Sacrificios e Rituais.
Vera Cruz de Marmelar (Portel) - O epicentro dos exorcismos em Portugal EmptySex Ago 15, 2014 1:59 am por J13K$#N

» Os Protocolos dos Sábios de Sião
Vera Cruz de Marmelar (Portel) - O epicentro dos exorcismos em Portugal EmptySex Ago 15, 2014 1:32 am por J13K$#N

» A Cura Física e a Cura Espiritual
Vera Cruz de Marmelar (Portel) - O epicentro dos exorcismos em Portugal EmptySex Ago 15, 2014 12:29 am por J13K$#N

» Constantine - filme
Vera Cruz de Marmelar (Portel) - O epicentro dos exorcismos em Portugal EmptyTer Ago 05, 2014 8:15 pm por J13K$#N

» Clube da Luta (filme)
Vera Cruz de Marmelar (Portel) - O epicentro dos exorcismos em Portugal EmptyTer Ago 05, 2014 7:58 pm por J13K$#N

» EXU NA UMBANDA
Vera Cruz de Marmelar (Portel) - O epicentro dos exorcismos em Portugal EmptyTer Ago 05, 2014 12:01 am por J13K$#N

» Lúcifer - O Pai Da Mentira.
Vera Cruz de Marmelar (Portel) - O epicentro dos exorcismos em Portugal EmptyDom Jul 27, 2014 2:01 am por J13K$#N

» The Matrix Revolutions - filme
Vera Cruz de Marmelar (Portel) - O epicentro dos exorcismos em Portugal EmptySex Jul 25, 2014 12:23 am por J13K$#N

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Visitas

Vera Cruz de Marmelar (Portel) - O epicentro dos exorcismos em Portugal

Ir para baixo

Vera Cruz de Marmelar (Portel) - O epicentro dos exorcismos em Portugal Empty Vera Cruz de Marmelar (Portel) - O epicentro dos exorcismos em Portugal

Mensagem por Chacalnegro Sáb Fev 16, 2013 1:23 am

Um dos mais famosos lugares de Portugal ligados ao exorcismo é a pequena aldeia alenteja de Vera Cruz de Marmelar (concelho de Portel, distrito de Évora).

Esta localidade foi fundada em meados do séc. XIII por Afonso Pires Farinha mestre da Ordem do Hospital, numa herdade cedida por D. João Peres de Aboim (chanceler de D. Afonso III), anteriormente conhecida por S. Pedro de Marmelar. No sítio já existia um mosteiro visigótico que sobreviveu durante séculos até à sua reconstrução pelos hospitalários, no séc. XIII.

Afonso Pires Farinha estivera presente na 7ª Cruzada e, aquando da sua estadia na Terra Santa teria adquirido uma parcela do Santo Lenho (a verdadeira cruz de Cristo). Segundo outros relatos, este fragmento da Cruz ter-lhe-ia sido oferecido pelo Grão-Mestre da Ordem do Hospital.
A relíquia viajou para Portugal, com destino à Sé de Évora, no entanto, quando chegou à localidade de Marmelar, a mula que a transportava recusou-se a andar. Por mais que lhe batessem, não andou mais e morreu ali onde, parara. Entretanto aconteceram vários milagres, interpretados com sinais de que a Cruz deveria ficar na igreja de Marmelar, onde parte dela ainda hoje se encontra.

Sendo as relíquias importantes "acessórios" durante o ritual do exorcismo, é natural que este objecto, pela sua natureza suscitasse grande interesse enquanto auxiliador na libertação em casos de possessão.

Com efeito, Vera Cruz de Marmelar tornou-se no epicentro dos exorcismos sobretudo do Sul de Portugal, embora com a afluência de outros pontos do País.

Os casos mais famosos ocorreram nos anos 80, pela mão do Pe. Silvério, pároco dessa localidade, que realizou numerosos exorcismos, os quais chegaram a ser noticiados pelos media da altura.

Uma notícia publicada no "Correio da Manhã" levou vários investigadores do GIFI a Vera Cruz (entre 1985-86 e 1988), que entrevistaram os sacerdotes e realizaram vários exames psicológicos. Os resultados da investigação foram inconclusivos embora haja a registar o caso de uma rapariga de 10 anos bastante violento, não sendo enquadrável num quadro de histeria, uma vez que não é habitual a sua manifestação em crianças (ver site do GIFI).
Note-se que os exorcismos eram realizados no interior da igreja, não sendo o seu acesso vedado ao público, daí a mediatização do caso.
Após a morte do padre Silvério, a Igreja demarcou-se claramente da situação e nega a realização de exorcismos em Vera Cruz. No entanto, assisti numa das vezes que lá estive, a um ritual de "benção" com a dita relíquia, que ocorre sempre depois da missa dominical. Segundo a informação que consta no site do GIFI, ainda ocorrem aí exorcismos.

"Pedro Fragoso Deodato, 79 anos, reformado, habitante em Vera Cruz, relata que viu homens acorrentados e levados à força para a igreja para serem exorcizados com a relíquia e que saíram de lá bons.

António Joaquim, 48 anos, electricista, natural de Vera Cruz (actualmente mora fora da freguesia) relembrou que quando frequentava a escola, por vezes, ouviam gritos que vinham da igreja onde os possessos entravam com grandes crises. O mesmo informante disse ainda que chegou a ver pessoas que eram levadas à força por oito indivíduos, mas que era muito difícil porque os possessos rejeitavam entrar na igreja. Todavia, ao fim de algum tempo, e depois de exorcizados, saiam calmos pelos seus próprios pés.

Maria Francisca, 40 anos, cozinheira e moradora em Vera Cruz; Maria José, 53 anos, empregada de cozinha, natural de Vera Cruz, mas moradora em Lisboa; MariaVicência Mendes, 55 anos, empregada de limpeza, natural de Vera Cruz e moradora em Odivelas – todas estas informantes relataram casos arrepiantes observados eouvidos: uma pessoa foi levada à força para a igreja, indo acorrentada e manifestando atitudes algo estranhas – ladrava e comia como os cães. Outro acontecimento relembrado pelas informantes, foi um caso de um possesso que tinha uma força tão grande que, quando o soltaram dentro da igreja para ser exorcizado, lançou‐se freneticamente às grades que protegem o relicário do Santo Lenho, gritando exaustivamente. As referidas informantes acreditam naquilo que observaram e ouviram, reforçando a sua crença ao mencionarem que as pessoas eram levadas a Vera Cruznum estado muito crítico, porém, após o exorcismo, vinham de lá curadas sem manifestarem qualquer sinal de crise. Por outro lado, essa crença estava também visível na informante Maria Francisca que usava como amuleto protector um fio com uma medalha do Santo Lenho.

João Caeiro Gaudêncio Júnior, 73 anos, reformado, morador em Alqueva, relata que viu sair de Alqueva várias pessoas, sobretudo mulheres, que “tinham o diabo no corpo”. Disse ainda que metiam medo e que, segundo as suas próprias palavras,«não sei se é fantasma que tinham, mas o padre com aquela coisa a benzer e a rezar “tens de sair” e ouve‐se aquela voz a dizer “não saio”. O padre diz que “tens de sair por onde entraste”. Sai e as pessoas ficam boas».

Na Amieira, Ilídio Pombo Zorro, 70 anos, reformado afirmou que vira pessoas com o “diabo no corpo” que iam ao Santo Lenho e que ainda hoje vão. Por outro lado, pudemos ainda observar a forma como a crença no Santo Lenho está enraizada na população, ao participarmos na festa da Exaltação da Santa Cruz,no dia 14 de Setembro (2004). A igreja encheu‐se de fiéis à hora da missa solene,sendo esta dita por um padre brasileiro convidado para o evento. Este, durante as palavras do sermão, focou vários aspectos ligados à Santa Cruz, nomeadamente a sua Invenção por parte de Santa Helena, a conversão de Constantino, a morte de Cristo como sacrifício de redenção. Depois, curiosamente, relembrou aos fiéis um caso de exorcismo ocorrido com sucesso, alguns anos antes, em Vera Cruz de Marmelar: um rapaz de Vila Viçosa frequentou muitos médicos para que lhe fosse diagnosticado o seu problema de saúde. Contudo, não conseguindo obter respostapara as suas crises, frequentou também bruxas e feiticeiras, mas sem sucesso. Um dia, alguém lhe disse para ir a Vera Cruz de Marmelar. Ele foi, porém, a sua força impedia‐o de entrar dentro da igreja. Teve de ser acorrentado e levado involuntariamente para ser exorcizado com a relíquia. Após o ritual, saiu da igreja curado para sempre (este relato confirma os relatos de alguns informantes)."


Fonte: NUNES, N. (2007) Religião/medicina: uma questão de fé? - o santo lenho de vera cruz de marmelar (portel) e as “possessões demoníacas”. In, V. Trindade, N. Trindade & A.A. Candeias (Orgs.). A Unicidade do Conhecimento. Évora : Universidade de Évora.

Chacalnegro
Chacalnegro
Gestão do Fórum
Gestão do Fórum

Mensagens : 185
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos