Bem vindo (a), se pretende aceder à totalidade dos assuntos apresentados neste fórum, deverá proceder ao simples registo de utilizador. Se já é nosso membro, basta efectuar o seu Login.

O registo e usufruto deste fórum é livre e inteiramente gratuito, porém, não deixe de consultar as regras de participação. Junte-se a nós!

Obrigado


Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem vindo (a), se pretende aceder à totalidade dos assuntos apresentados neste fórum, deverá proceder ao simples registo de utilizador. Se já é nosso membro, basta efectuar o seu Login.

O registo e usufruto deste fórum é livre e inteiramente gratuito, porém, não deixe de consultar as regras de participação. Junte-se a nós!

Obrigado
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Foto estranhã tirada numa casa no Fundão
al-Khidr, o Mestre Verde EmptySex Nov 07, 2014 8:37 pm por Mephisto

» Imagens de Sacrificios e Rituais.
al-Khidr, o Mestre Verde EmptySex Ago 15, 2014 1:59 am por J13K$#N

» Os Protocolos dos Sábios de Sião
al-Khidr, o Mestre Verde EmptySex Ago 15, 2014 1:32 am por J13K$#N

» A Cura Física e a Cura Espiritual
al-Khidr, o Mestre Verde EmptySex Ago 15, 2014 12:29 am por J13K$#N

» Constantine - filme
al-Khidr, o Mestre Verde EmptyTer Ago 05, 2014 8:15 pm por J13K$#N

» Clube da Luta (filme)
al-Khidr, o Mestre Verde EmptyTer Ago 05, 2014 7:58 pm por J13K$#N

» EXU NA UMBANDA
al-Khidr, o Mestre Verde EmptyTer Ago 05, 2014 12:01 am por J13K$#N

» Lúcifer - O Pai Da Mentira.
al-Khidr, o Mestre Verde EmptyDom Jul 27, 2014 2:01 am por J13K$#N

» The Matrix Revolutions - filme
al-Khidr, o Mestre Verde EmptySex Jul 25, 2014 12:23 am por J13K$#N

Os membros mais ativos do mês
Nenhum usuário

Visitas

al-Khidr, o Mestre Verde

Ir para baixo

al-Khidr, o Mestre Verde Empty al-Khidr, o Mestre Verde

Mensagem por Chacalnegro Dom Fev 17, 2013 12:58 pm

Uma das figuras mais enigmáticas do Islão, a qual poderemos considerar como entidade espiritual é al-Khidr ou o Mestre Verde. Aliás, o vocábulo Khidr significa "verde", o qual é muitas vezes transcrito como Khidar, Khizr, Khizar etc.
Esta entidade aparece referida no Corão (sura 18 - Sura da Caverna), a qual foi incumbida de acompanhar Moisés e levá-lo à compreensão divina e à sua aceitação com paciência.
É uma figura específica do Islão, não havendo registos da sua aparição em ambiente religioso não islâmico. Não é considerado um anjo nem um génio, que são entidades bem definidas nesta religião e com atributos muito claros dentro da teologia islâmica.
Caracteriza-se por ser uma entidade de aspecto humano, completamente vestida de verde, aparecendo somente às pessoas com uma evolução espiritual muito desenvolvida, como forma de incrementar ainda mais essa evolução. O seu ícone é um peixe e aele se atribuem factos milagrosos como andar sobre a água.
A finalidade das suas aparições está relacionada com o encaminhamento, o qual pode ser transmitido com ordens directas, discursos metafóricos ou ensinamentos práticos às vezes com um forte carácter paradoxal.
Muitos praticantes do Sufismo afirmam já ter visto esta entidade, entre os quais Ibn al-Arabi (Murcia 1165 - Damasco 1240), considerado um dos maiores mestres sufis de que há memória.

Conta-se que certa vez acompanhando Moisés disse-lhe: "Tu não terás paciência para comigo." Ao que Moisés garantiu que sim, independentemente das circunstâncias. Então, viajando os dois de barco, Khidr fez um grande buraco no casco. Moisés aflito disse: " Porque fizeste um buraco no barco, certamente vamos todos morrer em consequência disso!" Khidr respondeu: Eu bem te disse que não terias paciência!" Moisés pediu desculpa e prometeu não duvidar, entretanto todos se salvaram do naufrágio. Pouco tempo depois, ainda em viagem, Khidr mata um jovem à frente de Moisés. Moisés, completamente horrorizado desmaia. Quando recobra os sentidos, interpela Khidr pelo acto horrível que havia cometido e ele volta a dizer: "Moisés, bem te disse que não terias paciência e, em virtude disso, vou partir e não me voltarás a ver".
Moisés pediu desculpa novamente e suplicou-lhe para não o deixar sozinho, sem a sua presença.
Continuando a viagem, chegara a uma cidade onde não foram bem recebidos e lhes foi negada hospitalidade. Então Khidr para espanto de Moisés restaura as muralhas da cidade. Moisés volta a interpelar Khidr: "é-nos negada hospitalidade e tu ainda os recompensas?"
"Esta é a diferença entre mim e ti, tu não compreendes os meus actos, muito menos aprendes em paciência! Na verdade o que te parecia mau, foram actos de misericórdia. Quando afundei o navio, foi porque sabia que o mesmo ia ser apresado e todos os seus tripulantes levados como escravos e jamais voltariam a ser livres. Quando matei o jovem foi porque sabia que era era mau, desobediente, iria destruir a sua família e havia chegado a sua hora. Naquela cidade existem dois orfãos, cujo pai escondeu as suas economias sob a muralha, as quais, pelo seu mau estado da muralha estavam prestes a ser roubadas por ladrões. Quando tiverem idade, a muralha irá cair e recuperarão os seus bens.

Khidr é na sua essência um mensageiro, uma emanação da inteligência divina, comparável ao daemon grego.



Chacalnegro
Chacalnegro
Gestão do Fórum
Gestão do Fórum

Mensagens : 185
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos