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Mensagem por lancelot Sex Mar 08, 2013 8:34 pm

Umbandoterapia – A Terapia de Umbanda
“Homem, conheça-te a si mesmo, para poder conhecer os deuses e reconhecer o Deus que habita em ti”.
Hipócrates
Quanto se diz que a Umbanda é muito mais do que uma religião, tenho que dá toda razão pois a Umbanda fornece um mundo de possibilidades, muitas vezes despercebidas por seus adeptos.
Uma delas é a capacidade terapêutica que a Umbanda possui de forma intrínseca nos seus trabalhos mediúnicos.
Hoje dentro do segmento espiritualista em geral, muito se valoriza a palavra terapia, mas será que existe uma compreensão real desse termo?
Terapia, é um termo oriundo do grego que significa “servir a Deus”, ou “tratar através deDeus”, ou seja, é um conjunto de processos que visam o alívio ou a cura de determinados problemas através de Mistérios Divinos.
A busca da cura através de Deus, do sagrado sempre existiu e continuará a existir sempre. A prova disso é procura crescente que as terapias com enfoques espiritualistas ou holísticos têm tido nos últimos anos, visto que a nossa ciência clássica nem sempre é possuidora de todas as respostas, pois na realidade nada é.
É interessante é observar que mesmo dentro das atuais ferramentas holísticas cada vez mais nos afastamos do conceito de Deus e tentamos “cientificar” os ensinamentos, ou fundamentos das mesmas, tornando-a mais próxima da medicina alopática. Não é que exista algo de errado com o modelo citado, mas sua ação e fundamentação são diferentes das dos modelos espirituais.
Assim, entendendo que terapia é curar com ou através Deus, encontramos na Umbanda um excelente agregado de métodos e experiencias que tratam os mais variados tipos de problemas.
Na Umbanda temos: Olorum (Deus); Orixás (divindades); Guias espirituais (Mestres de Luz); Conceitos, doutrina e liturgia religiosa; Magia; Passe energético e espiritual; Alinhamento de chacras; Mediunidade; Desobsessão; Quebra de Magia Negativa; Aconselhamento espiritual; e tantos outros recursos que visam o equilíbrio, o bem-estar, a transformação e desenvolvimento humano, que o leva a processos de cura em vários campos e sectores da vida.
Mas como se processa a terapia na Umbanda?
Podemos dizer que essa terapia espiritual, mágistica e religiosa da Umbanda se processa através de vários métodos e estados diferentes. Pois o processo se dá tanto nos assistentes como nos seus médiuns.
Sem quereremos estabelecer uma ordem, vamos formata-la da seguinte forma:
1. O consulente, que já cansado de tentar auxílio de várias outras maneiras, procura na Umbanda o “milagre” que transformará sua vida.
Normalmente esse primeiro contacto se dá em busca de soluções quotidianas, que os Guias tentam, dentro do possível, auxiliar da melhor maneira, aconselhando, realizando passes espirituais e receitando alguma oferenda de modo a criar um campo propicio e propiciador dos objetivos por ele (o Guia) pretendido.
Aqui as coisas podem seguir duas vertentes:
O consulente sente rápidas melhoras e isso traz uma maior confiança e abertura de sua parte, o que facilita muito a ação de sua cura e transformação interior.
O consulente não sente melhoras, ou se recusa a escutar os conselhos dos Guias;
Aqui também temos duas variantes:
a) Aqueles que não querem melhorar ou aprender, e esperam que os outros e a vida façam tudo que eles querem param se sentirem melhor.
b) E aqueles que querem entender e aprender como podem fazer para se ajudar; claro que esse comportamento está implícito no primeiro caso (o que sentiu melhoras).
Nesse caso como no primeiro, é normal que o iniciante na umbanda queira aprender um pouco sobre o novo universo que a ele se apresenta.
Na sua busca de entendimento ele logo se depara com uma das leis básicas da umbanda: “Quem deve paga. Quem merece recebe!”
Essa lei flui de forma natural a todos nós e todos a achamos justa, e logo esse consulente quer saber mais, pois interessa a ele também ou se tornar mais merecedor.
2. Aqui começa a segunda etapa, a do aprendizado, o da instrução e a doutrinação.
Lembro que esse processo dura a vida toda, o tempo todo temos que procurar, aprender, se conhecer e se melhorar.
Nesse processo o iniciado vai aprendendo, conhecendo, se auto avaliando, se autotransformando e se melhorando. E a medida que essa transformação, essa melhora acontece, um novo ser começa a surgir, sua maneira de ser e estar com os outros, com sigo mesmo, com a vida também se transforma, o que inevitavelmente trará uma nova consciência e posteriormente novas consequência e situações mais favoráveis a esse novo momento, como também novos desafios.
E a medida que novos desafios acontece ele quer saber mais, quer aprender sobre Deus e seus mistérios, vai conhecendo sobre ele mesmo e quer mais meios e força para supera-los. Nesse período o consulente já alterou sua fé, já enxerga Deus, os Orixás, os Guias de uma outra forma, ele já não escuta os Guias unicamente como o aflito que quer ver resolvido seus males, ele escuta como aquele que acredita, que confia, que de todo coração quer crescer, se desenvolver e se tornar uma pessoa melhor.
E tudo isso, ele passa muitas vezes sem se aperceber, pois o processo é quase sempre muito subtil.
3. Normalmente aqui começa um terceiro estágio de seu tratamento, de seu desenvolvimento e ele é convidado por um dos Guias da casa a se desenvolver de uma forma mais ativa sua mediunidade; pois até então ele só a desenvolvia através de comunicação com os Guias e com alguns rituais e orações.
4. Aqueles que aceitam, começam a desenvolver sua mediunidade de Umbanda de uma forma mais activa e o processo de cura se torna mais intenso, pois ele vai aprendendo a sentir o sagrado “dentro” dele de uma outra forma. Ele começa a sentir a força dos Guias, dos Orixás e esse sentir já faz por si mesmo uma transformação, já faz uma cura.
Com o tempo, ele começa a prender com seus Guias, pois a medida que seus Guias vão aconselhando, ensinado outros assistentes, vão ensinando a seu médium também. Ele vai aprendendo uma nova forma de ver a vida, pois muitas vezes a visão, ou a acção do Guia é contrária aquilo que ele pensa e acredita. E por confiar no “seu” Guia, ele começa a refletir sobre “suas” próprias verdades.
Com o tempo ele começa, de forma imperceptível a “absorver” as qualidades de seus Guias e Orixás, sua personalidade vai lentamente e naturalmente sendo moldada através do contacto e do serviço ao sagrado que vibra dentro dele.
Uma poderosa reforma íntima começa à acontecer através de sua proximidade estreita com os Guias e com os Orixás
A oportunidade de trabalhar e se desenvolver com diversos Guias, com diversas linhas de actuação dá ao médium de Umbanda um aprendizado impar. Pois além das características individuais de “seus” Guias, ele absorve uma valiosa forma de conhecimento e transformação através dos modelos (arquétipos) sociais que se apresentam nas diversas linhas de trabalho de Umbanda.
Os Guias que atuam na Umbanda se apresentam dentro de uma determina estrutura psíquica social que facilitam o trabalho de cura e transformação levado a cabo por esses missionários da luz.
O médium de Umbanda, agora umbandista, aprende a conhecer, respeitar e amar o diferente: de exu a preto velho, passando por caboclos, baianos, boiadeiros, crianças e etc. Ele vai aprendendo a conviver com o negro, com o branco, com o índio, com o humilde, com o sarcástico, com o doce, com bravo, etc.
Assim os arquétipos sociais e comportamentais trazidos pelos Guias, criam um impacto doutrinário que associado aos mistérios dos Orixás acoplados em cada linha de trabalho e em cada Guia vai moldando a psique do médium, o fazendo manifestar suas qualidades inconscientemente auxiliando em todos os aspectos de sua vida.
E sem se dar conta, motivado pela vontade de ser melhor, de se sentir melhor, de aprender, de crescer o médium vai superando bloqueios, mentais, emocionais, psíquicos, comportamentais e espirituais.
E vai desenvolvendo uma tranquilidade, uma serenidade dentro dele e o vai deixando mais confiante de viver e vivenciar a vida, pois ele sabe e sente que ele e o sagrado são apenas um, que os dois são partes de uma banda.

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Umbandoterapia- A terapia de Umbanda - por Heldney Cals Empty Umbandoterapia II – Absorção energética

Mensagem por lancelot Sex Mar 08, 2013 8:35 pm

Umbandoterapia II – Absorção energética

Uma queixa comum a vários médiuns, principalmente quando não possuem o conhecimento, a firmeza e a orientação mediúnica necessária é o de absorção energética. Que é aquele sentimento de peso, de esgotamento, de dor de cabeça, cansaço, mal humor que muitas vezes acontecem depois de terem conversado com uma outra pessoa, ou frequentado determinados lugares.
Isso acontece porque todos nós somos dotados de um magnetismo chamado de mediunidade, e que devido a esse magnetismo somos capazes de sentir ou mesmo absorver vibrações alheias, que tanto podem nos prejudicar, como também serem trabalhadas, anuladas e recicladas por médiuns educados e preparados tanto em seu próprio beneficio como no dos outros. Pois essa característica nos permite detectar vibrações de pessoas e lugares, distingui-las e agir em função delas.
Afinal esse é um dos principais objetivos de nossa mediunidade, o auxílio.
Quando em desequilíbrio ou negativado, esse campo mediúnico pode causar alguns incómodos ao seu portador e o de absorver as energias alheias é um deles. E isso poderá gerar algum tipo de desconforto, em especial de ordem emocional.
Quando positivado e equilibrado, nosso campo mediúnico repele as cargas negativas e nocivas criando ao redor do médium uma aura de proteção.
Muitos são os médiuns que nos chegam querendo “se livrar” de sua mediunidade, como se ela fosse uma doença, devido a essa característica mediúnica.
Lembro que todos possuímos mediunidade e ela não pode ser tirada de ninguém, o que pode é ser educada, equilibrada, e transforma-la numa ferramenta de crescimento e expansão de nossa consciência. Porém, apenas aqueles que a possuem em maior grau de evidência é que são chamados de médiuns.
Lembro que o problema não está na faculdade em si, mas sim no padrão magnético do individuo que está em desajuste vibratório devido aos seus padrões de crença, de pensamento e de comportamento seja ele emocional, sentimental, ou mesmo social e familiar.
Assim o que tem que precisa se mudado ou se preferirem positivado ou curado é a vibração, a energia do médium que está em desequilíbrio. Para isso tem que haver de sua parte uma vontade de mudar, de crescer, de aprender e estudar não só sua mediunidade como também a si próprio.
Sabemos que essa mudança não se processa do dia para noite e que para que ela ocorra é necessário não apenas os requisitos que listamos acima, como também tempo e auxílio real, pois muitas vezes essas vibrações já estão de certa forma internalizadas no campo mediúnico e mental do médium criando um obstáculo não só para o seu reequilíbrio como também para o seu desenvolvimento.
Dentro do ritual de Umbanda, vários são os recursos utilizados pelos Guias de forma a auxiliar o médium no descarrego de suas cargas energéticas.

Exemplos:
Transporte: Onde um médium preparado absorve essas cargas e reencaminham.

Oferenda na natureza: Onde o médium firma uma vela e oferece alguns recursos naturais pedindo o auxílio e encaminhamento dessas forças.

Firmezas de forças e poderes: Onde o médium no seu devido tempo e através de rituais específicos “assenta” suas proteções, em especial: Anjo da Guarda, Guardiões da Direita (caboclo), Guardiões da Esquerda (Exus e Pombagiras) e Orixá.

Essas firmezas não só criam um campo protetor ao redor do médium como também funcionam com uma espécie de “para-raios” resguardando o médium de alguns tipos de energias ou trabalhos negativos.

Por norma (pelo menos na nossa casa é fundamento) um dos primeiros trabalhos realizados pelos Guias é a firmeza do Anjo da Guarda do médium.

Nosso anjo guardião tem uma ligação profunda com as nossas vibrações internas, por isso que é tão corriqueiro se ver nas giras de Umbanda o Guia pedir para firmar uma vela para o Anjo da Guarda do assistido.

Só que esse trabalho pode ser potencializado com a realização do assentamento (firmeza de poder) do Anjo da Guarda, onde através de um ritual especifico é “fixado” o poder do anjo guardião, criando um portal de conexão com suas forças que não só imantará o médium com um magnetismo protetor, como também o auxiliará a repelir energias malfazejas endereçada ou atraída pelo próprio médium.

Esse assentamento em nosso Templo é uma obrigação para todos os médiuns que se predispõe a se desenvolver, como também é aberto a todos que queiram aprender um pouco mais sobre umbanda e ter em suas mãos uma poderosa ferramenta de proteção, equilíbrio e cura.

Esse assentamento aberto é realizado em nossa casa no Curso de Introdução a Umbanda.
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Umbandoterapia- A terapia de Umbanda - por Heldney Cals Empty Umbandoterapia III- Os benefícios da Incorporação

Mensagem por lancelot Sex Mar 08, 2013 8:37 pm

Umbandoterapia III- Os benefícios da Incorporação
Em texto anterior decorremos de forma simplificada, talvez até simplista como ocorre a Umbandoterapia. Hoje vamos nos aprofundar um pouquinho e vamos explicar de forma simples um dos aspetos mais importantes da Terapia de Umbanda que é o benefício da incorporação ou do transe mediúnico de Umbanda.
Para algumas pessoas parece até estranho falar de benefícios mediúnico, visto que muitos possuem problemas ou dificuldades com a sua mediunidade e ainda não conseguiram ver ou encontrar alguma benesse nessa sua característica.
Então antes de explicar isso vou lembrar uma frase do Irmão X (Humberto de Campos) psicografada por Chico Xavier

“Mediunidade é sintonia. Cada mente recebe segundo a extensão da onda de sentimento que lhe é própria.”
Irmão X

Ou seja, cada mente funciona como uma grande antena emissora e recetora dos sinais que se assemelham. Onde cada um de nós através de um padrão próprio atrai energias e espíritos semelhantes as ondas vibratórias irradiadas de nossa mente. Por nossa mente entendemos: nossas crenças, pensamentos, emoções, sentimentos, ou simplesmente comportamento.
Então aquele que ainda não conseguiu ainda se beneficiar de sua mediunidade é porque ainda não conseguiu de fato compreender e perceber que essa característica é uma via, uma ferramenta de evolução, de transformação e melhoria do ser.

“Médium, não é aquele que balança o corpo e sente alguma coisa, médium é aquele que através do seu próprio bem, faz o bem.”
Calunga

Aqui entra a Umbandoterapia.
Umbanda é uma religião, e como religião sua principal ação e realizar a conexão de seu adepto com o sagado. Essa conexão se dá através da evolução consciencial do ser, e para isso a única via é ensinar, fazer e praticar o bem. Qualquer coisa que fuja a esse princípio básico, me desculpem, mas não é Umbanda.
Ao contrário de que alguns pregam, os espíritos Guias de Umbanda são seres de alto grau de evolução, pois são espíritos que conseguiram um estatuto espiritual e serem integrados nas correntes de Luz dos Sagrados Orixás. E o contato com esses espíritos é extremamente salutar para os médiuns e assistência que não apenas podem se beneficiar de seus trabalhos, de seus conselhos, mas também de seus magnetismos.
Assim como cada Orixá (divindade) possui um magnetismo próprio, cada Linha de Umbanda também, pois as mesmas “tomam” emprestadas para si as características dos seus regentes de linha.
Não vou entrar aqui no magnetismo individual de cada Guia, porque se por aí fossemos o assunto não teria mais fim, mas sim no padrão genérico de cada linha de trabalho de Umbanda.
Cada vez que utilizamos de nossas características espirituais e mediúnicas para algum trabalho, um pouco daquele magnetismo, daquela vibração fica impregnada em nosso campo mediúnico gerando em nós uma influência espiritual, psíquica e emocional.
Ou seja, no caso da Umbanda, dentro de nossa característica mediúnica incorporamos o Sagrado, seja através dos Orixás, seja através dos Guias de Lei integrados em suas falanges. Então essa ação cria uma força de condução que nos influência no sentido de desenvolvermos em nós certas qualidades.
A medida que vamos desenvolvendo-as, vamos nos transformando, nos curando de nossos vícios de comportamento que trazem problemas e dissabores em nosso dia-a-dia.

O interessante é notar que esse magnetismo influencia a todos que estão a volta do médium e não apenas a ele, ou pelo menos a todos aqueles que estão em sintonia com o trabalho e com o propósito de se melhorar.
Porque digo isso?
Quantas vezes, eu já escutei dos médiuns e frequentadores de nossa casa: “ Nossa na hora que o Orixá ou o Guia chegou a energia mudou!” Ou: “Eu não estava a me sentir muito bem, mas foi só o Orixá ou Guia incorporar e já me senti melhor.”
Como também já escutei: “ Não senti nada!”
Claro que quando falamos desses exemplos dentro de uma mesma situação, eles tem a ver com a conexão dos médiuns e consulentes com os trabalhos que estão a ser executados.
Tanto os médiuns de uma corrente como a assistência precisam entender que o trabalho espiritual, energético e magnético gerado dentro de uma gira de umbanda não se limita apenas ao momento em que você está a ser orientado pelas entidades Guias de Umbanda.

Essa ação se inicia muitas vezes antes dos inícios dos trabalhos, como permanecem durante o trabalho e continuam após o término dele.
Me lembro ainda adolescente de escutar do Guia: “Fio, o trabalhador é meu, mas o pensador é seu.” E do tempo que eu levei para atinar para o que o Guia me queria dizer, e a mensagem era tão simples: não adiantava eu pedir auxílio seja lá para o que for se eu não me colocava em sintonia mental e comportamental com o que ele estava a pedir. Pois só eu estando em real sintonia eu tinha melhores condições de ser beneficiado pelo trabalho.

Assim tendo explicado a importância do magnetismo mediúnico como forma de crescimento, vou expor de forma sintética os benefícios ou a influência das vibrações dos Orixás e das Linhas de Trabalho de Umbanda no campo mediúnico, energético, psíquico e emocional dos médiuns e da consulência.
Orixás

Oxalá – Magnetiza a fé, a confiança, o positivismo.

Logunã – Fortalece a religiosidade, a mediunidade, conduz o crescimento espiritual.

Oxum – Fortalece o emocional, o amor-próprio, o amor e integração na vida.

Oxumaré – Dilui as mágoas, as tristezas, rejuvenesce o ânimo e alegria.

Oxóssi – Expande as capacidades mentais, intelectuais e mediúnica, favorece a confiança, a coragem e o direcionamento.

Obá – Concentra a mente, traz firmeza, segurança e confiança.

Xangô – Auxilia o equilíbrio psíquico e emocional, favorece a racionalidade.

Egunitá – Purifica os excessos emocionais, energiza nossa mente e traz equilíbrio.

Ogum – Ordena os pensamentos e os comportamentos, fortalece a personalidade, traz paz e segurança.

Iansã – Direciona e ordena os comportamentos e caminhos, gera movimento e ação.

Obaluayê – Traz calma, paciência, sabedoria, transmutação padrões e situações.

Nanã – Limpa, purifica e decanta emoções viciadas, traz serenidade, tranquilidade e sabedoria.

Iemanjá – Cria, gera amor, felicidade, satisfação e vontade de viver.

Omolu – Traz sustentação, firmeza e segurança na vida.


Linhas de Trabalho
Caboclo – Traz força, firmeza, impulso, coragem e determinação…

Preto velho – Traz tranquilidade, serenidade, brandura, paciência e auxilia nossa capacidade reflexiva…

Baiano – Traz energia, direcionamento, capacidade de mudança, de despertar para novas soluções…

Boiadeiro – Traz confiança, coragem e humildade para aceitar o presente e libertarmo-nos do passado…

Marinheiro – Traz uma energia que nos auxilia na purificação emocional psíquica e energética…

Cigano – Traz uma energia de liberdade, desimpedimento que nos permite crescer e prosperar…

Criança – Traz uma energia que dissolve, dilui e desbloqueia padrões e traumas de nossa criança interior, renova nosso ânimo e alegria…

Zé Pilintra – Traz confiança, flexibilidade e visão abrangente da vida…

Exu – Traz vitalidade e potencia a nossas qualidades ao mesmo tempo que nos revela nossas fragilidades.

Pombagira – Traz estimulo, vontade, leveza, satisfação e força para vivermos com dignidade.
(Texto integrante do curso Mediunidade e Umbanda)
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Umbandoterapia- A terapia de Umbanda - por Heldney Cals Empty Re: Umbandoterapia- A terapia de Umbanda - por Heldney Cals

Mensagem por anokidas Sex Mar 08, 2013 10:52 pm

É interessante perceber como é a terapia de Umbanda,mas parece-me que é mais difícil compreender o Umbamdismo do que o espiritismo.Ou é só sensação minha?
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Umbandoterapia- A terapia de Umbanda - por Heldney Cals Empty Re: Umbandoterapia- A terapia de Umbanda - por Heldney Cals

Mensagem por lancelot Sáb Mar 09, 2013 11:13 am

Bom dia Anokidas. Penso que tentar entender qual a religião mais simples nao seja o caminho certo, porque irás sempre encontrar o oposto do outro lado. No meu entender uma religião serve para religar o ser humano a Deus. O ser humano nao precisa de nenhuma, pois a centelha Divina está bem presente dentro de cada um. Mas que através da religião se torna mais facil isso torna.

Lembro-me do tempo de escola ter aquela disciplina favorita, no entanto os outros colegas tinham outras. E o que parecia facil para um se tornava dificil para o outro.

Com as religiões a filosofia é a mesma. Por muito dificil que seja de entender, se tu gostares e fores afim, verás que entendes tudo com uma perna às costas. No entanto o teu vizinho do lado que tem outra afinidade religiosa decerto não verá da mesma firma.

Penso que respondi à tua pergunta.

Resumindo: dificil de entender ou nao depende de quem a enxerga e como a enxerga.

Saudações.
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Umbandoterapia- A terapia de Umbanda - por Heldney Cals Empty Re: Umbandoterapia- A terapia de Umbanda - por Heldney Cals

Mensagem por Salomé Dom maio 05, 2013 3:29 pm

Boa tarde,

Mas será que a Umbanda é tão diferente do espiritismo? Afinal a Umbanda não será uma forma de espiritismo?
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Umbandoterapia- A terapia de Umbanda - por Heldney Cals Empty Re: Umbandoterapia- A terapia de Umbanda - por Heldney Cals

Mensagem por lancelot Dom maio 05, 2013 3:42 pm

É bem diferente Salomé.

Deixo-tê só uma pequena grande diferença - Exú.
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Umbandoterapia- A terapia de Umbanda - por Heldney Cals Empty Re: Umbandoterapia- A terapia de Umbanda - por Heldney Cals

Mensagem por Salomé Dom maio 05, 2013 4:01 pm

E em que medida é que Exu marca a diferença?
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Umbandoterapia- A terapia de Umbanda - por Heldney Cals Empty Re: Umbandoterapia- A terapia de Umbanda - por Heldney Cals

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