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Mensagem por lancelot Seg Mar 03, 2014 4:42 pm

Linhas de trabalho

As linhas de trabalho da Umbanda são compostas por espíritos humanos assentados ou ligados à direita e à esquerda dos sagrados Orixás e que os servem, trabalhando na medida do possível em benéfico da evolução humana. A esses espíritos chamamos de Guias de Lei de Umbanda, pois são espíritos que actuam como agentes da Lei Maior e da Justiça Divina como transmutadores carmáticos, refreadores de actuações espirituais negativas, anuladores de magia negativa, orientadores, redireccionadores, curadores, etc.


Caboclos
Linha regida por Pai Oxóssi, os caboclos são os grandes representantes das Linhas da Direita da Umbanda. Espíritos altamente evoluídos, conhecedores das verdadeiras leis da vida que guardam e ensinam a todos que os buscam com simplicidade e com o verdadeiro propósito de se melhorar. Sérios, compenetrados e, muitas vezes, “carrancudos”, são excelentes direccionadores. Bastantes directos, auxiliam-nos a expandir a nossa mente, a nossa consciência, no sentido de nos auxiliar a buscar, a “caçar” as soluções para os mais variados problemas da vida.


Preto velhos
Linha regida por Pai Obaluaiê, os pretos velhos representam a sabedoria do tempo, dos mistérios do céu, da terra e da vida. Simples, calmos, humildes e serenos, são exímios curadores pois tocam fundo na nossa alma e transformam o nosso íntimo, despertando em nós uma profunda vontade de mudar, de melhorar, de evoluir e crescer. Sábios, “mandingueiros” e óptimos conselheiros, estão sempre dispostos a dar-nos um colo amigo que conforta e dá esperança, pois mostram-nos que temos dentro de nós toda a força que precisamos para superar as nossas dificuldades e retirar delas as mais profundas lições.


Crianças
Linha regida por Pai Oxumaré, ainda fechada nos seus mistérios, é composta por seres elementais puros que se manifestam na forma de crianças na sua primeira infância. Representam a pureza, a inocência presente nos nossos corações, assim como a renovação, a esperança de um novo recomeço. Alegres, doces, ternos e amorosos, são excelentes conselheiros e curadores, diluem as nossas mágoas, as nossas tristezas e ajudam a despertar a criança interior existente dentro de cada um de nós.


Baianos
Linha de trabalho regida por Mãe Iansã, o “povo da Bahia” representa os nossos antepassados, os antigos babalorixás. Amigos leais e verdadeiros, são excelentes movimentadores, orientadores e direccionadores. Alegres, envolventes, despachados e divertidos, estão sempre dispostos a ajudar e reordenar as nossas vidas com os seus conselhos directos e frontais, indicando-nos qual a melhor postura a ter na nossa caminhada. São excelentes quebradores de demandas, pragas e feitiços como também óptimos desobsessores.


Marinheiros
Linha regida por Mãe Iemanjá, os marinheiros representam os “povos da água” (pescadores, canoeiros, jangadeiros, ribeirinhos, etc.). Sagazes, descontraídos, amigos e brincalhões, sabem como ninguém penetrar no íntimo das pessoas e, de um jeito suave e sereno, como o balanço do mar, descarregar as emoções viciadas (água suja), restabelecendo o equilíbrio e alimentando a nossa vontade de viver com alegria. Também são óptimos no que diz respeito ao descarrego ou desmanche de magia negativa, mas aí se mostram destemidos e bravios.


Boiadeiros
Linha regida por Mãe Logunã, representam o homem simples, forte, valente e destemido do sertão que, exposto à intempérie da vida, “toca” a sua boiada, conduzindo o seu rebanho a melhores pastos. É também aquele que busca as “ovelhas” desgarradas e as traz de volta ao rebanho. Linha de trabalho aguerrida e forte, actuam como refreadores do “baixo astral”, são grandes demandadores e bastante rigorosos e vigorosos quando tratam com espíritos trevosos. Desfazem facilmente qualquer tipo de nó e desatam com facilidade tudo que nos esteja prendendo. Amigos e companheiros, estimulam-nos a ter força, garra, determinação e fé para superarmos as nossas dificuldades.


Zé Pilintra na Umbanda
“Seu” Zé é talvez a mais carismáticas das entidades da Umbanda. A sua Origem no Catimbó é de Mestre Juremeiro. Na Umbanda ele veio-se infiltrando e aparecendo em várias linhas. Assim muitos conhecem “seu” Zé como Exu, outros como Baianos e alguns até como Preto velho, sempre manifestando o seu mistério de acordo com o meio no qual trabalha.
Na realidade “seu” Zé é muito mais do que um Guia infiltrado nas mais diversas linhas, é um Mistério em si mesmo que, ao manifestar-se na Umbanda, “criou” toda uma linha de trabalho conhecida hoje como a linha dos Malandros.


Linha de Zé Pilintra também conhecida como linha de Malandros
Longe da ideia pejorativa com que o termo hoje é utilizado, o conceito de Malandro é entendido como algo extremamente positivo, pois mostra-nos a necessidade de termos “jogo de cintura”, que é a capacidade de virar as adversidades da vida a nosso favor. Como eles mesmo dizem: “Malandro que é Malandro sabe onde pisa, tem que saber até onde pode e deve fazer, pois se pisar fora do risco a Lei cobra, e Malandro não quer se dar mal. Afinal Malandro que é Malandro sabe se dar bem sem fazer mal a ninguém.”


Ciganos
Linha regida por Mãe Egunitá, representa o fogo da vida, a alegria, a liberdade, o amor de viver. Trazem consigo a sabedoria de um povo sem nação, mas com uma cultura universal fascinante, pois inseriram nos seus costumes tudo aquilo que puderam aproveitar de outras culturas. A sua mensagem traz-nos força para quebrarmos as correntes que nos encerram dentro de nós mesmos, limitando-nos e deixando-nos, assim como à nossa vida, sem luz, sem ânimo.
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