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lancelot
Salomé
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Este é um tema que me levanta muitas dúvidas.
Um dia disseram-me que o médium nunca poderá incorporar uma energia (chamemos-lhe assim), de vibração muito superior à sua, pois haveria um choque vibratório. Quer dizer, poderá incorporar energias de faixa mais baixa ou igual à sua própria.
Isto é verdade?
Um dia disseram-me que o médium nunca poderá incorporar uma energia (chamemos-lhe assim), de vibração muito superior à sua, pois haveria um choque vibratório. Quer dizer, poderá incorporar energias de faixa mais baixa ou igual à sua própria.
Isto é verdade?
Salomé- Philosophus
- Mensagens : 239
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 62
Re: Incorporação
lancelot escreveu:Errado, minha cara
Se é errado, qual é o certo?
Salomé- Philosophus
- Mensagens : 239
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 62
Re: Incorporação
Salomé escreveu:lancelot escreveu:Errado, minha cara
Se é errado, qual é o certo?
Para mim o certo é o meu ponto de vista. Mas para os outros não sei. Rsrsrsrsrs
Posso mostrar meu ponto de vista?????
Re: Incorporação
heheheh Pareces um gato a tentar apanhar o rabo: às voltas, às voltas, às voltas!
Se não quisesse saber o teu ponto de vista não perguntava, né?
Se não quisesse saber o teu ponto de vista não perguntava, né?
Salomé- Philosophus
- Mensagens : 239
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 62
Re: Incorporação
Vamos lá.
Pelo que estudei, nós estamos na faixa do meio. Existem 7 níveis para cima e 7 níveis para baixo. Quanto mais proximo esse nível estiver de nós mais facil a incorporação.
Imagina, no meu caso, umbandistA, todos os guias que incorporo estao em níveis superiores aos meu. Uns mais outros menos, mas estao acima de mim. Imagina o saudoso mestre iluminado preto velho, se assim fosse,como dizes seria impossivel incorporar, e o que dizer dos proprios Orixas?
Agora os anjos já acho impossivel, porque eles se encontram numa fora dessas faixas.
Mas para que entendas melhor, terás que compreender toda a mecânica do desenvolvimento mediunico e da incorporação em si.
Minha resposta te satisfez? Já mereço provar a aguardente? Rststststsrs.
Pelo que estudei, nós estamos na faixa do meio. Existem 7 níveis para cima e 7 níveis para baixo. Quanto mais proximo esse nível estiver de nós mais facil a incorporação.
Imagina, no meu caso, umbandistA, todos os guias que incorporo estao em níveis superiores aos meu. Uns mais outros menos, mas estao acima de mim. Imagina o saudoso mestre iluminado preto velho, se assim fosse,como dizes seria impossivel incorporar, e o que dizer dos proprios Orixas?
Agora os anjos já acho impossivel, porque eles se encontram numa fora dessas faixas.
Mas para que entendas melhor, terás que compreender toda a mecânica do desenvolvimento mediunico e da incorporação em si.
Minha resposta te satisfez? Já mereço provar a aguardente? Rststststsrs.
Re: Incorporação
Olá Salomé,segundo o espiritismo,é o espírito que escolhe o médium e não o contrário.
Escolhe o médium de acordo com as suas vibrações e simpatias.Se o médium tiver uma boa conduta como pessoa,também atrai seres superiores que o escolhe como um canal de comunicação para as mais diversas tarefas.
Escolhe o médium de acordo com as suas vibrações e simpatias.Se o médium tiver uma boa conduta como pessoa,também atrai seres superiores que o escolhe como um canal de comunicação para as mais diversas tarefas.
anokidas- Membros Convidados
- Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/02/2013
Localização : Portugal
Re: Incorporação
É evidente que o medium não escolhe quem vai incorporar. A minha dúvida é se poderá incorporar alguém de baixo astral, o que lhe será como é evidente, muito prejudicial
Salomé- Philosophus
- Mensagens : 239
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 62
Re: Incorporação
Anokidas, e porquê essa escolha é feita?
O que ganham seres de outros planos com a incorporação?
Na optica do espiritismo.
O que ganham seres de outros planos com a incorporação?
Na optica do espiritismo.
Re: Incorporação
lancelot escreveu:Anokidas, e porquê essa escolha é feita?
O que ganham seres de outros planos com a incorporação?
Na optica do espiritismo.
Pois, eu faço a mesma pergunta mas para qualquer óptica, e neste caso o que ganha um preto velho com a incorporação?
Salomé- Philosophus
- Mensagens : 239
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 62
Re: Incorporação
Salomé escreveu:É evidente que o medium não escolhe quem vai incorporar. A minha dúvida é se poderá incorporar alguém de baixo astral, o que lhe será como é evidente, muito prejudicial
O post da Anokidas responde a isso.
Sim pode incorporar.
Não esquecer dos médiuns de transporte.
Re: Incorporação
Se não estou enganada, estás a falar daqueles que fazem a "desobessessão" (não sei se é o termo certo); ou seja reencaminham seres (espíritos) para outro patamar que não este. Está um pouco baralhado, mas não consigo explicar melhor.
Salomé- Philosophus
- Mensagens : 239
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 62
Re: Incorporação
Lancelot, na minha perspectiva espiritual os seres de outros planos não ganham nem perdem são mensageiros de ensinamentos espirituais.
anokidas- Membros Convidados
- Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/02/2013
Localização : Portugal
Re: Incorporação
Eu acho que ganham. Pelo menos eu estudei assim.
Eles ganham um pouco do factor humano. Estao me faltando as palavras agora. O factor humano faz com que a evolução deles se faça mais rapidamente.
Assim, eles nos ajudam e nós os ajudamos.
Não esqueçamos que o tempo terreno é diferente do tempo espiritual. E no fundo tudo se troca, nada se dá.
Só queria saber a versão do espiritismo.
Esta foi a versão, que aprendi na Umbanda.
Eles ganham um pouco do factor humano. Estao me faltando as palavras agora. O factor humano faz com que a evolução deles se faça mais rapidamente.
Assim, eles nos ajudam e nós os ajudamos.
Não esqueçamos que o tempo terreno é diferente do tempo espiritual. E no fundo tudo se troca, nada se dá.
Só queria saber a versão do espiritismo.
Esta foi a versão, que aprendi na Umbanda.
Re: Incorporação
Como disse, na minha perspectiva é isso mas deixo a versão espirita para que se perceba melhor.
Muitos confundem obsessão com possessão. Entretanto, é preciso que não se confunda uma situação com a outra. Para o espiritismo tratam-se de coisas diversas e que foram estudadas por Kardec. Segundo o escritor espírita Marcos Milani "Obsessão é a ação persistente que um mau Espírito exerce sobre um indivíduo. Apresenta caracteres muito diferentes, desde a simples influência moral sem sinais exteriores sensíveis até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais".
Já a possessão é a ação que um Espírito exerce sobre um indivíduo encarnado, substituindo-o temporariamente em seu próprio corpo material. Esta ação não é permanente, nem integral, considerando-se que a união molecular do perispírito ao corpo opera-se somente no momento da concepção".
Muitos médiuns incorporam espíritos 'que possuem o corpo para se expressar. Essa posse do corpo pode ser feita por um espírito inferior com objetivos escusos e prejudiciais, como também por um espírito bom e iluminado, que usa o corpo do médium para transmitir ensinamentos e realizar outros atos louváveis.
Segundo Allan Kardec:
"A obsessão sempre é o resultado da atuação de um Espírito malfeitor. A possessão pode ser o feito de um bom Espírito que quer falar e, para dar mais impressão sobre os seus ouvintes, toma emprestado o corpo de um encarnado, que este lhe cede voluntariamente como se empresta uma roupa. Isto se faz sem nenhuma perturbação ou incômodo e, durante este tempo, o Espírito se encontra em liberdade como em um estado de emancipação e freqüentemente se conserva ao lado de seu substituto para o ouvir".
Resumidamente, a possessão pode ser realizada por espíritos bons e maus, ao passo que a obssessão é sempre obra de espíritos inferiores que podem levar o obsediado a situações críticas tanto do ponto de vista físico como mental.
O que é Possessão?
Em a Gênese, Kardec faz referência à obsessão e à possessão. Ele diz que, na obsessão, o espírito atua exteriormente por meio de seu períspirito, que ele identifica com o do encarnado; este último encontra-se, então, enlaçado como numa teia e é constrangido a agir contra sua vontade.
Na possessão, em lugar de agir exteriormente, o espírito livre se substitui, por assim dizer, ao espírito encarnado; faz domicílio em seu corpo, sem que todavia este o deixe definitivamente, o que só pode ter lugar na morte.
A possessão é sempre temporária e intermitente, esclarece Kardec, pois um espírito desencarnado não pode tomar definitivamente o lugar de um encarnado, dado que a união molecular do períspirito e do corpo não pode se operar senão no momento da concepção.
O espírito em possessão momentânea do corpo dele se serve como se fosse o seu próprio corpo; fala por sua boca, enxerga pelos seus olhos, age com os seus braços, como o teria feito se fosse vivo. Já não é mais como na mediunidade falante, na qual o espírito encarnado fala transmitindo o pensamento de um espírito desencarnado; é este último mesmo que fala e que se agita.
A possessão pode ser o feito de um bom espírito quê quer falar e, para fazer mais impressão sobre seus ouvintes, toma emprestado o corpo de um encarnado, que lhe cede voluntariamente, tal como se empresta uma roupa. Isso se faz sem nenhuma perturbação ou incômodo, e durante esse tempo o espírito se encontra em liberdade, como no estado de emancipação, e com mais frequência se conserva ao lado de seu substituto para ouvir.
Já quando o espírito possessor é mau, as coisas se passam de outro modo; ele não toma emprestado o corpo, mas se apodera dele, caso o titular não tenha força moral para resistir. Ele o faz por maldade dirigida contra o possesso, a quem tortura e martiriza por todas as maneiras até pretender fazê-lo perecer.
Fonte: Espiritismo & Ciência Especial - nº 21 - 30 Questões Essenciais do Espiritismo
Muitos confundem obsessão com possessão. Entretanto, é preciso que não se confunda uma situação com a outra. Para o espiritismo tratam-se de coisas diversas e que foram estudadas por Kardec. Segundo o escritor espírita Marcos Milani "Obsessão é a ação persistente que um mau Espírito exerce sobre um indivíduo. Apresenta caracteres muito diferentes, desde a simples influência moral sem sinais exteriores sensíveis até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais".
Já a possessão é a ação que um Espírito exerce sobre um indivíduo encarnado, substituindo-o temporariamente em seu próprio corpo material. Esta ação não é permanente, nem integral, considerando-se que a união molecular do perispírito ao corpo opera-se somente no momento da concepção".
Muitos médiuns incorporam espíritos 'que possuem o corpo para se expressar. Essa posse do corpo pode ser feita por um espírito inferior com objetivos escusos e prejudiciais, como também por um espírito bom e iluminado, que usa o corpo do médium para transmitir ensinamentos e realizar outros atos louváveis.
Segundo Allan Kardec:
"A obsessão sempre é o resultado da atuação de um Espírito malfeitor. A possessão pode ser o feito de um bom Espírito que quer falar e, para dar mais impressão sobre os seus ouvintes, toma emprestado o corpo de um encarnado, que este lhe cede voluntariamente como se empresta uma roupa. Isto se faz sem nenhuma perturbação ou incômodo e, durante este tempo, o Espírito se encontra em liberdade como em um estado de emancipação e freqüentemente se conserva ao lado de seu substituto para o ouvir".
Resumidamente, a possessão pode ser realizada por espíritos bons e maus, ao passo que a obssessão é sempre obra de espíritos inferiores que podem levar o obsediado a situações críticas tanto do ponto de vista físico como mental.
O que é Possessão?
Em a Gênese, Kardec faz referência à obsessão e à possessão. Ele diz que, na obsessão, o espírito atua exteriormente por meio de seu períspirito, que ele identifica com o do encarnado; este último encontra-se, então, enlaçado como numa teia e é constrangido a agir contra sua vontade.
Na possessão, em lugar de agir exteriormente, o espírito livre se substitui, por assim dizer, ao espírito encarnado; faz domicílio em seu corpo, sem que todavia este o deixe definitivamente, o que só pode ter lugar na morte.
A possessão é sempre temporária e intermitente, esclarece Kardec, pois um espírito desencarnado não pode tomar definitivamente o lugar de um encarnado, dado que a união molecular do períspirito e do corpo não pode se operar senão no momento da concepção.
O espírito em possessão momentânea do corpo dele se serve como se fosse o seu próprio corpo; fala por sua boca, enxerga pelos seus olhos, age com os seus braços, como o teria feito se fosse vivo. Já não é mais como na mediunidade falante, na qual o espírito encarnado fala transmitindo o pensamento de um espírito desencarnado; é este último mesmo que fala e que se agita.
A possessão pode ser o feito de um bom espírito quê quer falar e, para fazer mais impressão sobre seus ouvintes, toma emprestado o corpo de um encarnado, que lhe cede voluntariamente, tal como se empresta uma roupa. Isso se faz sem nenhuma perturbação ou incômodo, e durante esse tempo o espírito se encontra em liberdade, como no estado de emancipação, e com mais frequência se conserva ao lado de seu substituto para ouvir.
Já quando o espírito possessor é mau, as coisas se passam de outro modo; ele não toma emprestado o corpo, mas se apodera dele, caso o titular não tenha força moral para resistir. Ele o faz por maldade dirigida contra o possesso, a quem tortura e martiriza por todas as maneiras até pretender fazê-lo perecer.
Fonte: Espiritismo & Ciência Especial - nº 21 - 30 Questões Essenciais do Espiritismo
anokidas- Membros Convidados
- Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/02/2013
Localização : Portugal
Re: Incorporação
Seguindo o debate.
Deixo uma questão.
A incorporação se dá de forma consciente, semiconsciente ou inconsciente?
Deixo uma questão.
A incorporação se dá de forma consciente, semiconsciente ou inconsciente?
Re: Incorporação
Penso que existem as três formas: consciente quando o medium tem plena consciência do que se passa; semiconsciente quando ocorre uma exteriorização do perispirito do medium; inconsciente quando o espírito actua diretamente sobre os centros nervosos de controle do corpo do médium ocorrendo uma grande exteriorização do perispirito.
Penso que não estou muito enganada, no entanto gostaria de saber da tua opinião
Penso que não estou muito enganada, no entanto gostaria de saber da tua opinião
Salomé- Philosophus
- Mensagens : 239
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 62
Re: Incorporação
No meu entender a mais usual é a semi-inconsciente.
A consciente ou inconsciente são raras.
Eu talvez não entenda é da mesma forma que explicaste. Rsrsrsrrsrs
Isto de pensar sem uma aguardente de medronho não dá certo. Enferruja o cérebro. Rsrsrsrsrs
A consciente ou inconsciente são raras.
Eu talvez não entenda é da mesma forma que explicaste. Rsrsrsrrsrs
Isto de pensar sem uma aguardente de medronho não dá certo. Enferruja o cérebro. Rsrsrsrsrs
Re: Incorporação
Aí está! Sou uma raridade
(Podes chorar à vontade, espernear, fazer o pino, sei lá... que desta na bebes)
(Podes chorar à vontade, espernear, fazer o pino, sei lá... que desta na bebes)
Salomé- Philosophus
- Mensagens : 239
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 62
Re: Incorporação
ehheehehe dá-lhe Salomé
anokidas- Membros Convidados
- Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/02/2013
Localização : Portugal
Re: Incorporação
rsrsrs nem sempre Lancelot
anokidas- Membros Convidados
- Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/02/2013
Localização : Portugal
Re: Incorporação
Ai Anokidas, não dou não, senão ele bebe-a toda!
Agora, retornemos ao assunto.
Se o médium quando incorpora, estiver consciente, até onde intervirá ele nas manifestações? Onde começam e onde acabam as suas vontades, os seus desejos, ou os seus próprios pensamentos?
Se assim for, como sabermos que é a entidade e não o médium que está a falar? Esta é que é a minha verdadeira dúvida sobre mediunidade: a consciência do médium e o seu discernimento.
Agora, retornemos ao assunto.
Se o médium quando incorpora, estiver consciente, até onde intervirá ele nas manifestações? Onde começam e onde acabam as suas vontades, os seus desejos, ou os seus próprios pensamentos?
Se assim for, como sabermos que é a entidade e não o médium que está a falar? Esta é que é a minha verdadeira dúvida sobre mediunidade: a consciência do médium e o seu discernimento.
Salomé- Philosophus
- Mensagens : 239
Data de inscrição : 23/02/2013
Idade : 62
Re: Incorporação
Penso que para essas questões, poucas ou nenhumas respostas existem. Pelo menos eu não as tenho.
Mas sobre essa matéria, consciente ou inconsciente, existe outra coisa a ter em conta, o aprendizado. Ze Pilintra um dia me disse assim: " o médium quando consciente na incorporação, fica em condiçoes de aprender com seus guias, mas se tiver inconsciente, tudo o que acontecer passará ao lado e com isto todo um conjunto de aprendizado."
Mas sobre essa matéria, consciente ou inconsciente, existe outra coisa a ter em conta, o aprendizado. Ze Pilintra um dia me disse assim: " o médium quando consciente na incorporação, fica em condiçoes de aprender com seus guias, mas se tiver inconsciente, tudo o que acontecer passará ao lado e com isto todo um conjunto de aprendizado."
Re: Incorporação
Penso que o médium consciente apercebe-se disso vivendo emoções que não são dele.
Compreendo a pergunta da Salomé pois não há como provar que são verdadeiras ou falsas,mas o melhor exemplo são os ensinamentos sobre o mundo espiritual e os conhecimentos que o médium consegue obter sem ninguém lhe facultar nada.
Quanto ao médium inconsciente ,existem mediuns que conseguem fazer cirurgias médicas sem nunca terem qualquer experiência em medicina,na minha perspectiva esta é sem duvida a melhor prova.
Compreendo a pergunta da Salomé pois não há como provar que são verdadeiras ou falsas,mas o melhor exemplo são os ensinamentos sobre o mundo espiritual e os conhecimentos que o médium consegue obter sem ninguém lhe facultar nada.
Quanto ao médium inconsciente ,existem mediuns que conseguem fazer cirurgias médicas sem nunca terem qualquer experiência em medicina,na minha perspectiva esta é sem duvida a melhor prova.
anokidas- Membros Convidados
- Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/02/2013
Localização : Portugal
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