Bem vindo (a), se pretende aceder à totalidade dos assuntos apresentados neste fórum, deverá proceder ao simples registo de utilizador. Se já é nosso membro, basta efectuar o seu Login.

O registo e usufruto deste fórum é livre e inteiramente gratuito, porém, não deixe de consultar as regras de participação. Junte-se a nós!

Obrigado
Últimos assuntos
» Foto estranhã tirada numa casa no Fundão
Sex Nov 07, 2014 8:37 pm por Mephisto

» Imagens de Sacrificios e Rituais.
Sex Ago 15, 2014 1:59 am por J13K$#N

» Os Protocolos dos Sábios de Sião
Sex Ago 15, 2014 1:32 am por J13K$#N

» A Cura Física e a Cura Espiritual
Sex Ago 15, 2014 12:29 am por J13K$#N

» Constantine - filme
Ter Ago 05, 2014 8:15 pm por J13K$#N

» Clube da Luta (filme)
Ter Ago 05, 2014 7:58 pm por J13K$#N

» EXU NA UMBANDA
Ter Ago 05, 2014 12:01 am por J13K$#N

» Lúcifer - O Pai Da Mentira.
Dom Jul 27, 2014 2:01 am por J13K$#N

» The Matrix Revolutions - filme
Sex Jul 25, 2014 12:23 am por J13K$#N

Os membros mais ativos do mês

Visitas

A história de Sinhue - o" Moisés egípcio"

Ir em baixo

A história de Sinhue - o" Moisés egípcio"

Mensagem por Chacalnegro em Dom Fev 17, 2013 9:11 pm

O conto de Sinué ou Sinuhe foi uma das histórias mais populares do Antigo Egipto. Escrito provavelmente durante o Império Médio, depois de 1971 a.C., foi amplamente copiado durante mais de mil anos, existindo cerca de 20 manuscritos do império Novo. O manuscrito mais antigo a relatar esta história é do reinado de Amenemhat III (c. 1800 a.C.). Trata-se do equivalente a um livro de viagens, repleto de aventuras contado pela personagem principal, Sinuhe. Ele havia sido um importante oficial da corte de do faraó Amenemhat I que partiu em campanha ao deserto da Líbia com o príncipe Sanuseret. Entretanto, o faraó morre durante quando regressavam do deserto e os príncipes recebem a notícia, pertindo de seguida para a capital. Sinuhe ouve uma conversa que o deixa bastante assustado e, temendo a anarquia e disputas dinásticas, decide fugir do Egipto em direcção à Palestina.
Uma vez no Sinai, debate-se entre a vida e a morte por não ter levado mantimentos suficientes para a jornada. Aí, é salvo por um beduíno e prossegue para onde é hoje o Líbano, onde se coloca ao serviço do rei local, granjeando a sua admiração.

Deixo aqui o um resumo da história, com mais detalhes:

"As Aventuras de Sinué conta a história de um funcionário da rainha Neferu, filha do rei egípcio Amenemhat I e esposa de Senuseret I, da sua partida do Egipto e da sua vida na região da Síria-Palestina antes de regressar ao seu país natal.

A obra abre com uma enunciação dos títulos que Sinué detinha e com a notícia da morte de Amenemhat I.

O seu filho, Senuseret, encontrava-se no caminho de regresso de uma campanha militar no deserto líbico quando uns emissários reais comunicam-lhe a morte do pai. Senuseret parte rapidamente para a capital.

Os outros irmãos de Senuseret também faziam parte da expedição e receberam também mensagens de emissários. Sinué ouve parte de uma conversa (cujo teor não é revelado no texto) e fica aterrorizado.

Temendo pela sua vida face à possível anarquia que se instalaria no Egipto após a morte do rei Amenemhat, Sinué decide fugir, encaminhando-se no sentido da fronteira oriental do país, onde se achava a "Muralha do Soberano", mandada construir para evitar as invasões do Asiáticos.

Uma vez que não tinha levado suficientes mantimentos para a viagem, quase morre de sede e de fome na travessia do deserto do Sinai. Um beduíno salva-o e Sinué atravessa a Síria-Palestina.

Sinué trava conhecimento com o líder do Retenu Superior (Líbano), Amunenchi, que lhe entrega a sua filha mais velha em casamento e lhe oferece uma terra para governar. Esta terra, denominada Yaa, é descrita como rica em mel, em frutos e em gado. Sinué fixa-se neste local, tem vários filhos que se tornariam chefes de tribos e lidera as tropas de Amunenchi contra os ataques dos estrangeiros ao Retenu.

Um dia achava-se Sinué na sua tenda quando foi desafiado por um homem para um duelo. Este homem era um guerreiro bastante forte que tinha derrotado todos os guerreiros do Retenu e que invejava a posição de Sinué. No dia do duelo, e apesar da inferioridade das suas armas, Sinué consegue derrotar o adversário, apoderando-se dos seus tesouros.

Chegado à velhice, Sinué decide regressar ao Egipto, onde desejava ser sepultado. Decide escrever ao rei, Senuseret, que lhe envia presentes e pede-lhe que regresse, oferecendo-lhe a construção de um túmulo. Antes de partir, Sinué fez do seu filho mais velho chefe da tribo. Chegado ao Egipto, Sinué foi convidado a se apresentar ao palácio real.

Uma vez no palácio, Sinué prostra-se perante a presença do rei, que se dirige a ele num tom afável. A rainha, surpreendida com a notícia de Sinué ter regressado, não o reconhece devido ao facto deste ter uma barba e de estar vestido como um asiático.

Lavado, com cabelo cortado e barba feita, Sinué recebe do rei uma casa no campo e torna-se seu amigo. O rei assegurou igualmente a construção de uma pirâmide de pedra que serviria como túmulo quando Sinué morresse."


Fonte: wikipedia

O que esta história tem de interessante (para além do próprio conteúdo, claro) é, em grande medida assemelhar-se à fuga de Moisés do Egipto. Há um paralelismo muito evidente com o período em que vive entre os madianitas (beduínos) e ao seu retorno ao Egipto onde não é reconhecido pelos seus pares. Obviamente, a partir daí os relatos são divergentes, uma vez que servem propósitos diferentes. É possível que esta história tenha servido de modelo à parte correspondente do livro do Exodo.

link para a cópia em hierogífico (com transliteração e tradução) do texto da história de Sinuhe:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

avatar
Chacalnegro
Gestão do Fórum
Gestão do Fórum

Mensagens : 185
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 41

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A história de Sinhue - o" Moisés egípcio"

Mensagem por andrehp em Qui Jun 05, 2014 10:04 pm

História incrível, principalmente o site linkado no final. Ótimo para estudos.

Abraço!

andrehp
Zelator
Zelator

Mensagens : 22
Data de inscrição : 05/06/2014

http://5coisas.org/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum