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Tigelas de Encantamentos
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Tigelas de Encantamentos
Um das práticas mágicas mais correntes durante a Alta Idade Média era o uso da chamadas "tigelas de encantamentos" ou "armadilhas para demónios". Foram utilizadas sobretudo no Médio Oriente dos sécs. VI a VII como forma de aprisionar demónios através de fórmulas mágicas.
Estes encantamentos representam tradições muito antigas que sobrevivem nas religiões próximo-orientais pré-islâmicas (zoroastrismo, judaísmo e cristianismo) e aparecem escritos, geralmente, em espiral do bordo para o fundo da tigela que era depois enterrada, virada para baixo, nos cantos das casas, jardins e cemitérios. As inscrições são na sua grande maioria em aramaico e seus dialectos (mandeu e siríaco) e nalguns casos são acompanhdas de símbolos mágicos como o ouroboros.
Parece certo que estivessem relacionadas com a captura de entidades maléficas, porém, nem sempre o seu efeito era só obter protecção contra elas, mas igualmente utilizá-las com propósitos ofensivos. Ou seja, por vezes, a captura era feita com o objectivo de enviar os demónios cativos contra os inimigos e causar-lhes infortúnios.
Em ambiente judaico, ocorrem sobretudo na Babilónia sassânida (Iraque) entre o séc. III e VII. A cidade de Nippur parece ser, até ao momento, o sítio onde foram encontradas mais tigelas associadas à comunidade judaica (em diáspora), com cerca de 80 exemplares. Destinavam-se a combater o mau-olhado e aprisionar demónios cujos nomes aparecem citados, nomeadamente Lilith e Bagdana.
Tigela com encantamento - Seleucia-no-Tigre (Iraque) Museu de Kelsey
Fonte: http://www.lib.umich.edu/traditions-magic-late-antiquity/def2.display.html
[...] Negray filha de Denday e dos seus filhos homens e [...] Eu ouvi e a voz do acordar [...] dos homens que estão a lutar [...] de mulheres iradas que amaldiçoam e afligem e causam dor desceram contra elas [Azdai], Yazdun e Yaqrun, Prael o grande e Ruphael e Sahtiel e as prenda por madeixas de cabelo e tranças das suas cabeças e quebre os cornos que são compridos e os amarre pelas madeixas do seu cabelo e lhes ordene: "desfaçam o que amaldiçoaram" e lhes disseram: "pela dor do vosso coração nós amaldiçoamos e pelo amargo do vosso palato nós desfizemos a maldição". Eu obriguei-vos a jurar e abjurar em nome de Azdai e Yazdun e Yaqrun e Prael o grande e Ruphael e Sahtiel que tu soltes e libertes [...] Negray filha de Denday e [...] homem e mulher de [...] todas as maldições [...] amaldiçoado e das maldições de [...] e da mãe e da maldição da prostituta [...] e do feto e da maldição do empregado e do patrão que roubou no salário e da maldição dos irmãos que não dividiram sinceramente entre si e de todas as maldições das pessoas que amaldiçoaram em nome de ídolos-demónios e dos seus rendidos vocês são os sanadores vocês são os sanadores que curam as doenças com palavras vocês são os sanadores que fazem recuar as doenças e maldições dos que amaldiçoaram Negray filha de Denday. E sobre uma pedra inteira eu me sentei [...] e escrevi todas as maldições sobre uma tigela de barro nova e mandei de volta as maldições daqueles que amaldiçoaram Negray filha de Dendray e aos seus senhores até que eles libertem e abençoem em nome de Sariel o anjo e Barakiel o anjo e em nome de Sariel e Barakiel vocêsa libertem das maldições dos que amaldiçoaram Negray filha de Dendray como um homem como um homem que liberta uma casa da servidão e de uma casa de armas amen amen selah [...] que seja sanada e selada [...] e a casa de Negray filha de Dendray e dos seus filhos homens [...]
Tradução do original inglês
Fonte: http://www.lib.umich.edu/traditions-magic-late-antiquity/def2.display.html
Estes encantamentos representam tradições muito antigas que sobrevivem nas religiões próximo-orientais pré-islâmicas (zoroastrismo, judaísmo e cristianismo) e aparecem escritos, geralmente, em espiral do bordo para o fundo da tigela que era depois enterrada, virada para baixo, nos cantos das casas, jardins e cemitérios. As inscrições são na sua grande maioria em aramaico e seus dialectos (mandeu e siríaco) e nalguns casos são acompanhdas de símbolos mágicos como o ouroboros.
Parece certo que estivessem relacionadas com a captura de entidades maléficas, porém, nem sempre o seu efeito era só obter protecção contra elas, mas igualmente utilizá-las com propósitos ofensivos. Ou seja, por vezes, a captura era feita com o objectivo de enviar os demónios cativos contra os inimigos e causar-lhes infortúnios.
Em ambiente judaico, ocorrem sobretudo na Babilónia sassânida (Iraque) entre o séc. III e VII. A cidade de Nippur parece ser, até ao momento, o sítio onde foram encontradas mais tigelas associadas à comunidade judaica (em diáspora), com cerca de 80 exemplares. Destinavam-se a combater o mau-olhado e aprisionar demónios cujos nomes aparecem citados, nomeadamente Lilith e Bagdana.
Tigela com encantamento - Seleucia-no-Tigre (Iraque) Museu de Kelsey
Fonte: http://www.lib.umich.edu/traditions-magic-late-antiquity/def2.display.html
[...] Negray filha de Denday e dos seus filhos homens e [...] Eu ouvi e a voz do acordar [...] dos homens que estão a lutar [...] de mulheres iradas que amaldiçoam e afligem e causam dor desceram contra elas [Azdai], Yazdun e Yaqrun, Prael o grande e Ruphael e Sahtiel e as prenda por madeixas de cabelo e tranças das suas cabeças e quebre os cornos que são compridos e os amarre pelas madeixas do seu cabelo e lhes ordene: "desfaçam o que amaldiçoaram" e lhes disseram: "pela dor do vosso coração nós amaldiçoamos e pelo amargo do vosso palato nós desfizemos a maldição". Eu obriguei-vos a jurar e abjurar em nome de Azdai e Yazdun e Yaqrun e Prael o grande e Ruphael e Sahtiel que tu soltes e libertes [...] Negray filha de Denday e [...] homem e mulher de [...] todas as maldições [...] amaldiçoado e das maldições de [...] e da mãe e da maldição da prostituta [...] e do feto e da maldição do empregado e do patrão que roubou no salário e da maldição dos irmãos que não dividiram sinceramente entre si e de todas as maldições das pessoas que amaldiçoaram em nome de ídolos-demónios e dos seus rendidos vocês são os sanadores vocês são os sanadores que curam as doenças com palavras vocês são os sanadores que fazem recuar as doenças e maldições dos que amaldiçoaram Negray filha de Denday. E sobre uma pedra inteira eu me sentei [...] e escrevi todas as maldições sobre uma tigela de barro nova e mandei de volta as maldições daqueles que amaldiçoaram Negray filha de Dendray e aos seus senhores até que eles libertem e abençoem em nome de Sariel o anjo e Barakiel o anjo e em nome de Sariel e Barakiel vocêsa libertem das maldições dos que amaldiçoaram Negray filha de Dendray como um homem como um homem que liberta uma casa da servidão e de uma casa de armas amen amen selah [...] que seja sanada e selada [...] e a casa de Negray filha de Dendray e dos seus filhos homens [...]
Tradução do original inglês
Fonte: http://www.lib.umich.edu/traditions-magic-late-antiquity/def2.display.html
Chacalnegro- Gestão do Fórum
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Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 46
Re: Tigelas de Encantamentos
Prova arqueológica irrefutável de que os problemas de ontem, são os mesmos de hoje . Bela publicação
Re: Tigelas de Encantamentos
Mephisto escreveu:Prova arqueológica irrefutável de que os problemas de ontem, são os mesmos de hoje . Bela publicação
Obrigado! Os problemas são os mesmos e parece que as soluções também
Chacalnegro- Gestão do Fórum
- Mensagens : 185
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 46
Re: Tigelas de Encantamentos
Mephisto escreveu:O que prova da mesma forma ser intrínseco ao ser humano
Exactamente!
Pelos vistos a história de controlar demónios na linha dos grimórios medievais e renascentistas que deram origem à Goetia parece ter a mesma origem dos encantamentos inscritos nas tigelas: o misticismo judaico transmutado em magia.
Chacalnegro- Gestão do Fórum
- Mensagens : 185
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 46
Re: Tigelas de Encantamentos
Nessa perspectiva sim. Tu melhor que eu o poderás balizar. Se falarmos de folclore magista sim, se desceres a escada a coisa muda de figura. Vê os posts que estou a colocar.
Re: Tigelas de Encantamentos
Ora, nem de propósito!! Excelente post Chacalnegro!
"O Museu de Terras da Bíblia, em Jerusalém, está fazendo uma exposição de amuletos mágicos utilizados pelo judaísmo ao longo dos séculos. A exposição, iniciada em 05-05-2010, examina as origens e o desenvolvimento da magia no judaísmo desde a época do Primeiro Templo até os dias actuais, centrando-se em crenças, costumes e, sobretudo, na utilização prática de objectos mágicos na vida judaica diária".
Pode-se "visitar" o museu virtualmente aqui: http://www.blmj.org/new/files/Vtour/index.html
Fonte: Coisas Judaicas
"O Museu de Terras da Bíblia, em Jerusalém, está fazendo uma exposição de amuletos mágicos utilizados pelo judaísmo ao longo dos séculos. A exposição, iniciada em 05-05-2010, examina as origens e o desenvolvimento da magia no judaísmo desde a época do Primeiro Templo até os dias actuais, centrando-se em crenças, costumes e, sobretudo, na utilização prática de objectos mágicos na vida judaica diária".
Pode-se "visitar" o museu virtualmente aqui: http://www.blmj.org/new/files/Vtour/index.html
Fonte: Coisas Judaicas
Salomé- Philosophus
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